“SOU EU AQUI, ADOLESCENTE, SABE?”

ABEBELIDADE, MASCULINIDADES NEGRAS E IDENTIDADE DOCENTE NO ESPELHO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.63595/dedu.v13i2.20045

Resumo

Este artigo analisa a articulação entre masculinidades negras, identidade docente e subjetividades negras a partir da vida-narrativa de um professor negro de Química. O estudo parte da compreensão de que masculinidades são práticas múltiplas e que, para homens negros, estão atravessadas por tensões raciais, de gênero e de classe que os colocam em constante disputa com a masculinidade hegemônica e branca. Ao situar a experiência de um docente negro em Ciências, observa-se que sua identidade profissional não se restringe ao domínio do conhecimento da disciplina, mas incorpora práticas de enfrentamento ao racismo, crítica sobre o próprio corpo e análise política de si e do outro. Para orientar a análise, mobiliza-se o conceito de abebelidade, entendido como processo de reconhecimento mútuo entre pessoas negras, mediado por ancestralidade e espelhamento.  

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Biografia do Autor

Elton Bernardo Santos da Silva, Universidade Federal da Bahia

Licenciado em Química pela Universidade Federal da Bahia. Mestre em Ensino de Ciências - Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA). Coordenador no Quilombo Educacional Gbesa

Paloma Nascimento dos Santos, Universidade Federal da Bahia

Professora do Departamento de Química Geral e Inorgânica, Universidade Federal da Bahia. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (PPGEFHC-UFBA/UEFS). Coordenadora do NEGRECI - Núcleo de Estudos e Pesquisas em Relações Étnico-Raciais e Negritudes no Ensino de Ciências 

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Publicado

13-12-2025

Como Citar

BERNARDO SANTOS DA SILVA, Elton; DOS SANTOS, Paloma Nascimento. “SOU EU AQUI, ADOLESCENTE, SABE?”: ABEBELIDADE, MASCULINIDADES NEGRAS E IDENTIDADE DOCENTE NO ESPELHO. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 179–204, 2025. DOI: 10.63595/dedu.v13i2.20045. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/20045. Acesso em: 15 dez. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Masculinidades nos espaços-tempos educacionais