“SOU EU AQUI, ADOLESCENTE, SABE?”

ABEBELIDADE, MASCULINIDADES NEGRAS E IDENTIDADE DOCENTE NO ESPELHO

Authors

DOI:

https://doi.org/10.63595/dedu.v13i2.20045

Abstract

Este artigo analisa a articulação entre masculinidades negras, identidade docente e subjetividades negras a partir da vida-narrativa de um professor negro de Química. O estudo parte da compreensão de que masculinidades são práticas múltiplas e que, para homens negros, estão atravessadas por tensões raciais, de gênero e de classe que os colocam em constante disputa com a masculinidade hegemônica e branca. Ao situar a experiência de um docente negro em Ciências, observa-se que sua identidade profissional não se restringe ao domínio do conhecimento da disciplina, mas incorpora práticas de enfrentamento ao racismo, crítica sobre o próprio corpo e análise política de si e do outro. Para orientar a análise, mobiliza-se o conceito de abebelidade, entendido como processo de reconhecimento mútuo entre pessoas negras, mediado por ancestralidade e espelhamento.  

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Elton Bernardo Santos da Silva, Universidade Federal da Bahia

Licenciado em Química pela Universidade Federal da Bahia. Mestre em Ensino de Ciências - Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA). Coordenador no Quilombo Educacional Gbesa

Paloma Nascimento dos Santos, Universidade Federal da Bahia

Professora do Departamento de Química Geral e Inorgânica, Universidade Federal da Bahia. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (PPGEFHC-UFBA/UEFS). Coordenadora do NEGRECI - Núcleo de Estudos e Pesquisas em Relações Étnico-Raciais e Negritudes no Ensino de Ciências 

Published

2025-12-13

How to Cite

BERNARDO SANTOS DA SILVA, Elton; DOS SANTOS, Paloma Nascimento. “SOU EU AQUI, ADOLESCENTE, SABE?”: ABEBELIDADE, MASCULINIDADES NEGRAS E IDENTIDADE DOCENTE NO ESPELHO. Diversity and Education, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 179–204, 2025. DOI: 10.63595/dedu.v13i2.20045. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/20045. Acesso em: 15 dec. 2025.

Issue

Section

Dossiê Masculinidades nos espaços-tempos educacionais