“SOU EU AQUI, ADOLESCENTE, SABE?”
ABEBELIDADE, MASCULINIDADES NEGRAS E IDENTIDADE DOCENTE NO ESPELHO
DOI:
https://doi.org/10.63595/dedu.v13i2.20045Abstract
Este artigo analisa a articulação entre masculinidades negras, identidade docente e subjetividades negras a partir da vida-narrativa de um professor negro de Química. O estudo parte da compreensão de que masculinidades são práticas múltiplas e que, para homens negros, estão atravessadas por tensões raciais, de gênero e de classe que os colocam em constante disputa com a masculinidade hegemônica e branca. Ao situar a experiência de um docente negro em Ciências, observa-se que sua identidade profissional não se restringe ao domínio do conhecimento da disciplina, mas incorpora práticas de enfrentamento ao racismo, crítica sobre o próprio corpo e análise política de si e do outro. Para orientar a análise, mobiliza-se o conceito de abebelidade, entendido como processo de reconhecimento mútuo entre pessoas negras, mediado por ancestralidade e espelhamento.
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