O QUE UM CURRÍCULO CELEBRA?
PROBLEMATIZAÇÃO, ESTÉTICA DA EXISTÊNCIA E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS COM MADONNA
DOI:
https://doi.org/10.63595/de.v13iespecial.19452Resumo
Este artigo analisa o show da turnê internacional The Celebration Tour da cantora Madonna, apresentado em 2024. Para a análise de um currículo cultural não escolar, utilizamos os aportes teórico-metodológicos dos Estudos Culturais e dos Estudos de Gênero e Sexualidade, a fim de discutirmos a partir das seguintes questões: qual currículo cultural não escolar é inscrito por esse artefato? Quais os/as autores/as que falam/escrevem nesses textos? Como esses textos culturais funcionam e o que ensinam? Que culturas ou saberes afirmam? Que regimes de verdade se vinculam? Que restrições fazem a outros saberes? Como se relacionam com outros poderes? Que possíveis efeitos produzem? O exame do material empírico evidenciou que o currículo cultural não escolar produzido no âmbito do show da Madonna objetivou ensinar formas de conhecer e existir articuladas aos discursos dos Direitos Humanos, das lutas feministas para viver a pluralidade de gênero e sexualidade, das manifestações e diferenças identitárias.
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