O QUE UM CURRÍCULO CELEBRA?

PROBLEMATIZAÇÃO, ESTÉTICA DA EXISTÊNCIA E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS COM MADONNA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.63595/de.v13iespecial.19452

Resumen

Este artigo analisa o show da turnê internacional The Celebration Tour da cantora Madonna, apresentado em 2024. Para a análise de um currículo cultural não escolar, utilizamos os aportes teórico-metodológicos dos Estudos Culturais e dos Estudos de Gênero e Sexualidade, a fim de discutirmos a partir das seguintes questões: qual currículo cultural não escolar é inscrito por esse artefato? Quais os/as autores/as que falam/escrevem nesses textos? Como esses textos culturais funcionam e o que ensinam? Que culturas ou saberes afirmam? Que regimes de verdade se vinculam? Que restrições fazem a outros saberes? Como se relacionam com outros poderes? Que possíveis efeitos produzem? O exame do material empírico evidenciou que o currículo cultural não escolar produzido no âmbito do show da Madonna objetivou ensinar formas de conhecer e existir articuladas aos discursos dos Direitos Humanos, das lutas feministas para viver a pluralidade de gênero e sexualidade, das manifestações e diferenças identitárias.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Alison Santos, UNIFAL

Graduado em Licenciatura Plena em História pela Universidade Luterana do Brasil. Especialista em Educação pelo Câmpus Pelotas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSUL). Especialista em Direitos Humanos, Gênero e Sexualidade pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). 

Carin Klein, UFRGS

É pedagoga pela Universidade La Salle (1990), Mestre (2003) e Doutora em Educação (2010) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atuou como professora do Curso de Pedagogia, pesquisadora e professora adjunta do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Luterana do Brasil (PPGEDU/ULBRA) na área de concentração dos Estudos Culturais em Educação, onde esteve inserida na linha de pesquisa Infâncias, Juventudes e Espaços Educativos. Além disso, participa de projetos de pesquisa vinculados à FURG e à UNISINOS, investindo na discussão de temas que envolvem políticas públicas, educação e(m) saúde, infâncias, juventudes, docências e gênero. É pesquisadora integrante do Grupo de Estudos de Educação, Sexualidade e Relações de Gênero (GEERGE/UFRGS) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Suas publicações relacionam-se com as discussões sobre infâncias, juventudes, currículo, relações de gênero e sexualidade, maternidades e políticas públicas de educação e(m) saúde.

Danilo Araujo de Oliveira, Universidade Federal do Maranhão

Professor Adjunto da Universidade Federal do Maranhão. Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe. Possui graduação em Pedagogia (UNINTER, 2020) e Letras Português/Inglês pela UNIRB Faculdade Atlântico (2013). Líder do Grupo de Pesquisa sobre Questões e Políticas de Currículo. Membro da Associação Brasileira de Currículo, do Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículos e Culturas (GECC) e do Observatório da Juventude (OJ). Seus principais temas de interesse são: Currículo e suas relações com a cultura, gênero, sexualidade e diferença.

Publicado

2025-06-18

Cómo citar

SANTOS, Alison; KLEIN, Carin; ARAUJO DE OLIVEIRA, Danilo. O QUE UM CURRÍCULO CELEBRA? PROBLEMATIZAÇÃO, ESTÉTICA DA EXISTÊNCIA E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS COM MADONNA. Diversidad y Educatión, [S. l.], v. 13, n. especial, p. 64–84, 2025. DOI: 10.63595/de.v13iespecial.19452. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/19452. Acesso em: 5 dic. 2025.

Número

Sección

Dossiê Estudos Culturais e Currículo Cultural não Escolar: múltiplos artefatos em investigação