BICHASPRETASPERIFÉRICAS EM DIÁLOGO

CARTAS PEDAGÓGICAS COMO DOCUMENTAÇÃO NARRATIVA DE EXPERIÊNCIAS NA PÓS-GRADUAÇÃO

Authors

DOI:

https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19147

Abstract

O presente trabalho anuncia-se como uma produção intelectual de dois sujeitos que assumem as identidades interseccionais bichapretaperiférica como posicionamento epistemopolítico. Para tanto, nosso artigo está alicerçado teórico-metodologicamente à abordagem narrativa (auto)biográfica e teve como objetivo possibilitar reflexões, por meio de diálogos tecidos a partir da análise compreensiva-interpretativa de fragmentos de Cartas Pedagógicas cambiadas por seus autores, os quais narraram suas histórias de vida e de (trans)formação balizadas por três temáticas, tendo estas os mesmos títulos das epístolas em questão: Identitária; Insurgente e Emancipatória. As histórias entrecruzadas socializadas por seus autores enaltecem a relevância de enxergar diferentes modos de existir, de reconhecer os caminhos para resistir à opressão e ao silenciamento e de constatação da educação como prática da liberdade. Consideramos que a (trans)formação permanente transborda as salas de aula, sendo indispensável à escuta sensível das vozes daqueles que antes eram silenciados e/ou excluídos, aqui nomeados como bichaspretasperiféricas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Antônio Cícero de Andrade Pereira, UESPI/Professor Universitário

Aluno Regular de Doutorado no PPGEd-So/UFSCar e no PPGES-UFSB. Bolsista FAPEPI do Programa de Bolsas de Doutorado Fora do Estado. Graduado em Ciências Biológicas e em Sociologia. Professor efetivo Assistente IV da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Email: antoniocicero@frn.uespi.br

Daniel Amâncio de Oliveira, Faculdade Anhanguera

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Condição Humana (PPGECH/UFSCar). Especialização em Africanidades e Cultura Afro-brasileira pela UNOPAR. Graduado em Psicologia pela Faculdade Anhanguera. Atua como Psicólogo clínico e como Professor no curso de Graduação em Psicologia na Faculdade Anhanguera, campus de Campinas-SP. Email: psi.amanciodaniel@gmail.com

Published

2025-08-16

How to Cite

PEREIRA, Antônio Cícero de Andrade; AMÂNCIO DE OLIVEIRA, Daniel. BICHASPRETASPERIFÉRICAS EM DIÁLOGO: CARTAS PEDAGÓGICAS COMO DOCUMENTAÇÃO NARRATIVA DE EXPERIÊNCIAS NA PÓS-GRADUAÇÃO. Diversity and Education, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 689–714, 2025. DOI: 10.63595/de.v13i1.19147. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/19147. Acesso em: 5 dec. 2025.

Issue

Section

Dossiê Resistências Criativas: práticas de educação em gênero, sexualidade e raça em tempos reacionários