TRAJETÓRIAS EM EDUCAÇÃO SEXUAL DE JOVENS ADULTOS NO DISTRITO FEDERAL, BRASIL

Authors

DOI:

https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19057

Abstract

A Educação Sexual se configura como importante caminho para vivências saudáveis em sexualidade. Nesse sentido, o estudo investigou a percepção de jovens adultos sobre as práticas de Educação Sexual, através de suas trajetórias e suas leituras sociais. Foram realizadas entrevistas com 10 jovens adultos, e suas respostas foram categorizadas a partir da análise temática, resultando em três categorias: “Vivenciando a Educação Sexual”, “Percepções sobre sexualidade e Educação Sexual” e “Pistas para a Educação Sexual”. Ficou destacada que a aprendizagem se dá principalmente através das vias informais de aprendizado, ao passo que as vias formais fornecem conteúdos biologizantes, insuficientes ou pouco efetivos. Além disso, também foi apontada a relevância da temática, e o desejo de que novas perspectivas em Educação Sexual sejam traçadas, tanto no âmbito das políticas públicas quanto no âmbito familiar.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Silvia Beatriz Moreno Diniz, Universidade de Brasília

Mestranda do Programa de Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar (PGPDE) e formada em Psicologia pela Universidade de Brasília. Integra o Laboratório de Novas Epistemologias e Desenvolvimento Humano (Labnedh) e o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Relações Étnico-Raciais, Interseccionalidades e Saúde Mental (NEPRINS/UnB).

Alice Salgado Oliveira, Universidade de Brasília

Residente no Programa de Residência em Gestão de Políticas Públicas (GPPS) na Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (SES-DF). Formada em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB). Anteriormente, foi bolsista no Programa de Educação Tutorial (PET) do IP-UnB desde maio de 2023. É integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Relações Étnico-Raciais, Interseccionalidade e Saúde Mental (NEPRINS/UnB).

Cláudia de Oliveira Alves, Universidade de Brasília

Doutora e Mestre em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília (UnB). Professora Adjunta no Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura (UnB). Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Relações Étnico-Raciais, Interseccionalidade e Saúde Mental (NEPRINS/UnB).

Published

2025-08-16

How to Cite

MORENO DINIZ, Silvia Beatriz; SALGADO OLIVEIRA, Alice; DE OLIVEIRA ALVES, Cláudia. TRAJETÓRIAS EM EDUCAÇÃO SEXUAL DE JOVENS ADULTOS NO DISTRITO FEDERAL, BRASIL. Diversity and Education, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 181–205, 2025. DOI: 10.63595/de.v13i1.19057. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/19057. Acesso em: 5 dec. 2025.

Issue

Section

Dossiê Resistências Criativas: práticas de educação em gênero, sexualidade e raça em tempos reacionários