EDUCAÇÃO PARA A SEXUALIDADE EM CURSOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

ANÁLISE DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DO RIO GRANDE DO SUL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15127

Resumo

A presente pesquisa foi apresentada como Trabalho de Conclusão de Curso  de Especialização em Educação para a Sexualidade: dos currículos escolares aos  espaços educativos, da Universidade Federal do Rio Grande. O objetivo foi “analisar como os projetos pedagógicos e/ou as matrizes curriculares dos  cursos de licenciatura em Ciências Biológicas das instituições federais do Rio Grande  do Sul abordam a temática Educação para a Sexualidade”. A metodologia consistiu em uma análise documental dos projetos pedagógicos e/ou as matrizes curriculares dos  cursos referidos. Os resultados apontaram que apenas uma instituição possui uma disciplina que estuda nomeadamente o tema, as demais articulam o tema a outras disciplinas; duas instituições não possuem disciplina que mencione a temática e uma instituição não possuía documentos disponíveis para análise. Acredita-se que os documentos precisam ser mais específicos, na tentativa de fortalecer e embasar os/as docentes formadores acerca da abordagem da Educação para a Sexualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emanuelly Wouters, UFFS

Mestre em Educação pela Universidade Federal da Fronteira Sul (2021). Especialista em Educação para a Sexualidade pela Universidade Federal do Rio Grande (2022). Especialista em Docência na Educação Infantil (2021) pela Uniasselvi e em Educação Especial Inclusiva (2021) pela mesma instituição. Licenciada em Química pelo Instituto Federal Farroupilha (2019) e em Pedagogia pela Uninter (2022). 

Daniele Ferreira Acosta

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande (2010). Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande (2012). Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande (2015). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Enfermagem, Gênero e Sociedade (GEPEGS) da Universidade Federal do Rio Grande. 

Downloads

Publicado

25-01-2024

Como Citar

Wouters, E., & Ferreira Acosta, D. (2024). EDUCAÇÃO PARA A SEXUALIDADE EM CURSOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: ANÁLISE DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DO RIO GRANDE DO SUL . Diversidade E Educação, 11(1), 315–339. https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15127

Edição

Seção

Dossiê: Violências e resistências na saúde, educação e mídias