EDUCAÇÃO PARA A SEXUALIDADE EM CURSOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
ANÁLISE DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DO RIO GRANDE DO SUL
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15127Resumo
A presente pesquisa foi apresentada como Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização em Educação para a Sexualidade: dos currículos escolares aos espaços educativos, da Universidade Federal do Rio Grande. O objetivo foi “analisar como os projetos pedagógicos e/ou as matrizes curriculares dos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas das instituições federais do Rio Grande do Sul abordam a temática Educação para a Sexualidade”. A metodologia consistiu em uma análise documental dos projetos pedagógicos e/ou as matrizes curriculares dos cursos referidos. Os resultados apontaram que apenas uma instituição possui uma disciplina que estuda nomeadamente o tema, as demais articulam o tema a outras disciplinas; duas instituições não possuem disciplina que mencione a temática e uma instituição não possuía documentos disponíveis para análise. Acredita-se que os documentos precisam ser mais específicos, na tentativa de fortalecer e embasar os/as docentes formadores acerca da abordagem da Educação para a Sexualidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Diversidade e Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Concedo a Revista Diversidade e Educação o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Diversidade e Educação acima explicitadas.