GÊNERO E EDUCAÇÃO: UMA REVISÃO SISTEMATIZADA DA LITERATURA ENTRE 2000 E 2018

Autores

  • Ester Carolina Martins da Silva UFMG
  • Mariana Esteves da Costa UFMG
  • Luiz Paulo Ribeiro UFMG

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v10i2.14134

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo verificar as produções acadêmicas (artigos) sobre a correlação Gênero e Educação entre os anos de 2000 e 2018. O percurso metodológico da pesquisa de análise sistemática de literatura empreendeu uma busca nas bases de dados da SciELO, PePSIC e Plataforma Capes. Os dados foram tratados através da leitura dos resumos dos artigos e a análise envolveu a estatística descritiva. Os resultados apontam mudanças no perfil das publicações no período estudado. Entre os principais achados da pesquisa está a incorporação de estudos voltados a crianças e adolescentes e a baixa presença de artigos que discutem gênero nos materiais didáticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ester Carolina Martins da Silva, UFMG

Graduanda em Pedagogia (FAE - UFMG). Bolsista de Iniciação Científica.

https://orcid.org/ 0000-0002-9980-1662

Mariana Esteves da Costa, UFMG

Pedagoga, mestre em Educação pela UFMG. Coordenadora Pedagógica da Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais.

https://orcid.org/ 0000-0001-6543-8159

Downloads

Publicado

25-01-2024

Como Citar

Martins da Silva, E. C., Esteves Costa, M. ., & Ribeiro, L. P. (2024). GÊNERO E EDUCAÇÃO: UMA REVISÃO SISTEMATIZADA DA LITERATURA ENTRE 2000 E 2018. Diversidade E Educação, 10(2), 429–457. https://doi.org/10.14295/de.v10i2.14134