CONCEPÇÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORAS DE ESCOLAS RURAIS MULTISSERIADAS DE SÃO LOURENÇO DO SUL/RS (1970-1980)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v7iEspecial.9520

Resumo

O objetivo do presente artigo, que se materializou através de entrevistas, foi ter uma visão geral das concepções que as professoras têm sobre sua prática como docentes de escola multisseriada. Num primeiro momento foi apresentado um apanhado geral sobre a educação rural no Brasil na segunda metade do século XX, a apresentação das escolas rurais de São Lourenço do Sul/RS, localizadas no quinto distrito e das professoras que atuaram nelas, bem como algumas entrevistas que tornaram possível uma abordagem inicial às concepções das mesmas sobre sua formação e prática. Buscando o aporte teórico de autores do campo da História da Educação a partir da perspectiva teórica da História Cultural, entre eles: Leite (2002), Paiva (1987), Santos e Moura (2010), Cellard (2008), Darnton (1990), Nóvoa (1992), entre outros.

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Publicado

2019-10-31

Como Citar

Vargas Kolmar, A. (2019). CONCEPÇÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORAS DE ESCOLAS RURAIS MULTISSERIADAS DE SÃO LOURENÇO DO SUL/RS (1970-1980). Diversidade E Educação, 7(Especial), 242–258. https://doi.org/10.14295/de.v7iEspecial.9520

Edição

Seção

Espaços Educativos