ENTRE A HOMOFOBIA E O MACHISMO

O PAPEL DOS MENINOS NO ENFRENTAMENTO AO BULLYING ESCOLAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.63595/dedu.v13i2.19972

Resumo

O artigo discute o bullying homofóbico nas escolas brasileiras, analisando como construções de masculinidade hegemônica, atravessadas por machismo e heteronormatividade, influenciam práticas discriminatórias. O objetivo é compreender o papel dos meninos no enfrentamento a essas violências e propor estratégias pedagógicas para ambientes mais inclusivos. A pesquisa, de caráter qualitativo, bibliográfico e documental, examina referenciais teóricos, políticas educacionais e documentos como a BNCC. Os achados revelam lacunas na implementação de políticas públicas, limitadas por pressões conservadoras, mas destacam a relevância dos meninos aliados na defesa de colegas, no apoio emocional e em ações coletivas. Conclui-se que o enfrentamento ao bullying homofóbico exige engajamento coletivo de alunos, professores e gestores, sendo a valorização de meninos aliados uma estratégia central para reduzir episódios de violência, fortalecer vínculos de solidariedade e consolidar uma educação democrática e inclusiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mailson Moreira dos Santos Gama, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorando em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde desenvolvo pesquisa sobre os sertões americanos na Época Moderna, analisando as interações entre sociedade, ambiente e poder por meio de abordagens interdisciplinares que integram História Social, Ambiental e Global. Mestre em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Estado da Bahia (PPGH/UNEB) e licenciado em História pela mesma instituição (UNEB/Campus IV). Especialista em Metodologia do Ensino de História e História do Brasil (Faculdade Intervale) e em Educação Inclusiva e Especial, com ênfase no Atendimento Educacional Especializado (AEE), pelo Instituto Mineiro de Educação Superior (IMES). 

Downloads

Publicado

13-12-2025

Como Citar

MOREIRA DOS SANTOS GAMA, Mailson. ENTRE A HOMOFOBIA E O MACHISMO: O PAPEL DOS MENINOS NO ENFRENTAMENTO AO BULLYING ESCOLAR. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 714–733, 2025. DOI: 10.63595/dedu.v13i2.19972. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/19972. Acesso em: 15 dez. 2025.

Edição

Seção

Juventudes, Escolarização e Experiências Masculinas