ENTRE A HOMOFOBIA E O MACHISMO
O PAPEL DOS MENINOS NO ENFRENTAMENTO AO BULLYING ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.63595/dedu.v13i2.19972Abstract
O artigo discute o bullying homofóbico nas escolas brasileiras, analisando como construções de masculinidade hegemônica, atravessadas por machismo e heteronormatividade, influenciam práticas discriminatórias. O objetivo é compreender o papel dos meninos no enfrentamento a essas violências e propor estratégias pedagógicas para ambientes mais inclusivos. A pesquisa, de caráter qualitativo, bibliográfico e documental, examina referenciais teóricos, políticas educacionais e documentos como a BNCC. Os achados revelam lacunas na implementação de políticas públicas, limitadas por pressões conservadoras, mas destacam a relevância dos meninos aliados na defesa de colegas, no apoio emocional e em ações coletivas. Conclui-se que o enfrentamento ao bullying homofóbico exige engajamento coletivo de alunos, professores e gestores, sendo a valorização de meninos aliados uma estratégia central para reduzir episódios de violência, fortalecer vínculos de solidariedade e consolidar uma educação democrática e inclusiva.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Diversity and Education

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Concedo a Revista Diversidade e Educação o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Diversidade e Educação acima explicitadas.




