“UM LUGAR DE (DES)PRIVILÉGIO”

MEMÓRIAS DE JOVENS GAYS AFEMINADOS NA ESCOLA

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.63595/dedu.v13i2.19917

Résumé

A pesquisa investiga a juventude gay afeminada no espaço escolar, a partir de narrativas de cinco estudantes, entre 18 e 24 anos, moradores do estado do Rio de Janeiro. O objetivo é compreender como esses jovens se percebem e se sentem na relação com os outros atores no espaço escolar, além de entender quais estratégias eles têm criado para enfrentar a violência e ressignificar o “ser gay” na escola. Portanto, a pesquisa é qualitativa e se ancora na análise de narrativas de Bastos e Biar, de viés construcionista. Várias estratégias foram narradas, como revidar a agressão, inclusive física, mudar de escola para fugir dos agressores, realizar um evento LGBTQIAPN+, agir de modo sério e sem rir, andar somente com meninas, troca e catarse coletiva de experiências. 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Tamara de Souza Campos, PPGHCA Unigranrio

Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes da Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO). Jovem Cientista Mulher pela FAPERJ - 2024 a 2027. Pesquisa arte, memória e relações de poder, a partir das ciências sociais e em perspectiva interdisciplinar. Doutora em Memória Social pela Unirio, graduação em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2010) e Licenciada em Sociologia pela UNESA (2023).  

Paulo Roberto de Souza Junior, PPGHCA - Unigranrio

Doutor em Humanidades, Culturas e Artes pelo PPGHCA Unigranrio, Mestre em Direito.
Pós-Graduado em Planejamento Educacional e Políticas Públicas, Gênero e Sexualidade.
Professor da ETEOT/FAETEC e SEEDUC/RJ. 

Téléchargements

Publié-e

2025-12-13

Comment citer

DE SOUZA CAMPOS, Tamara; DE SOUZA JUNIOR, Paulo Roberto. “UM LUGAR DE (DES)PRIVILÉGIO”: MEMÓRIAS DE JOVENS GAYS AFEMINADOS NA ESCOLA . Diversidade e Educação, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 605–625, 2025. DOI: 10.63595/dedu.v13i2.19917. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/19917. Acesso em: 15 déc. 2025.

Numéro

Rubrique

Juventudes, Escolarização e Experiências Masculinas