“UM LUGAR DE (DES)PRIVILÉGIO”
MEMÓRIAS DE JOVENS GAYS AFEMINADOS NA ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.63595/dedu.v13i2.19917Abstract
A pesquisa investiga a juventude gay afeminada no espaço escolar, a partir de narrativas de cinco estudantes, entre 18 e 24 anos, moradores do estado do Rio de Janeiro. O objetivo é compreender como esses jovens se percebem e se sentem na relação com os outros atores no espaço escolar, além de entender quais estratégias eles têm criado para enfrentar a violência e ressignificar o “ser gay” na escola. Portanto, a pesquisa é qualitativa e se ancora na análise de narrativas de Bastos e Biar, de viés construcionista. Várias estratégias foram narradas, como revidar a agressão, inclusive física, mudar de escola para fugir dos agressores, realizar um evento LGBTQIAPN+, agir de modo sério e sem rir, andar somente com meninas, troca e catarse coletiva de experiências.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Diversity and Education

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Concedo a Revista Diversidade e Educação o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Diversidade e Educação acima explicitadas.




