AINDA UMA QUESTÃO EM ABERTO? O QUE DIZEM PESQUISAS RECENTES SOBRE MASCULINIDADES NEGRAS

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.63595/dedu.v13i2.19813

Résumé

O presente artigo é fruto do desdobramento de uma dissertação de mestrado onde foi investigado em revistas científicas nas áreas da Educação e Gênero e Sexualidade (2012 a 2022), artigos que debatessem a temática das Masculinidades Negras. Desse modo, as atenções miraram sobretudo na compreensão de como o campo científico se organizou para pensar tal assunto, além de seus referenciais teórico-metodológicos, desenvolvimento e conclusões de pesquisa. Para isso, a seleção desse levantamento contou com as melhores qualificações no sistema Qualis/Capes (A1 a A4) devido aos impactos acadêmicos na divulgação. Como critério de seleção dos textos, foram lidos os títulos, resumos e conclusões de cada produção.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Felipe de Carvalho Ferreira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-UFRJ) e bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) na linha de pesquisa "Inclusão, Ética e Interculturalidade". Participante do Grupo de Estudos Masculinidades e Educação (GEMasc), vinculado ao PPGE-UFRJ, com o foco nas discussões que versam sobre as masculinidades negras na educação. Atualmente, professor substituto de educação infantil no Colégio de Aplicação da UFRJ (CAp-UFRJ).

Téléchargements

Publié-e

2025-12-13

Comment citer

FERREIRA, Felipe de Carvalho. AINDA UMA QUESTÃO EM ABERTO? O QUE DIZEM PESQUISAS RECENTES SOBRE MASCULINIDADES NEGRAS . Diversidade e Educação, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 144–161, 2025. DOI: 10.63595/dedu.v13i2.19813. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/19813. Acesso em: 15 déc. 2025.

Numéro

Rubrique

Dossiê Masculinidades nos espaços-tempos educacionais