OCUPANDO O CAMPUS DO IFNMG

POESIA, IDENTIDADE E PERTENCIMENTO

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.63595/dedu.v13i2.19321

Résumé

O presente texto apresenta considerações sobre a realização do projeto de ensino “II Ocupação Poética no IF”, realizado no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – IFNMG – Campus Pirapora. Com o objetivo de desenvolver a reflexão crítica, o protagonismo estudantil e o sentimento de pertencimento por meio da poesia, a realização do projeto contou com a participação direta dos docentes da área de linguagens e de estudantes do ensino médio integrado, concomitante e subsequente, pelos quais foram realizadas uma série de ações envolvendo as componentes curriculares de literatura, língua inglesa e arte, na perspectiva da decolonialidade e da interculturalidade. Sua culminância teve a duração de uma semana, de 23 a 28/09/2024, sendo aqui enfatizados o planejamento, a execução e o resultado das ações. Os resultados do projeto “II Ocupação Poética no IF” indicam alto engajamento estudantil e ampla aceitação das ações, especialmente do campeonato de Slam e das exposições artísticas. A experiência promoveu letramentos de reexistência e expressão identitária, consolidando-se como prática pedagógica intercultural e decolonial.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Christiano Titoneli Santana, IFNMG

Doutorado e Mestrado em Estudos de Linguagem (área de concentração: Linguística) pela Universidade Federal Fluminense (UFF), pós-graduação lato sensu em Leitura e Produção de Textos (UFF), pós-graduação lato sensu em Língua Inglesa (PUC-Rio) e graduação em Letras (Português/Inglês) pelo UNIPLI (Niterói-RJ). É professor de Língua Inglesa no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG - campus Pirapora). É membro do grupo de pesquisa MiDi - Mídia e(m) Discurso na UFF (2020-atual), é vice-líder do grupo de pesquisa do GEPLED (Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguagens, Educação e Decolonialidades) no IFNMG/Campus Pirapora (2024-atual). Seus temas de interesse concentram-se em: Análise de Discurso de base materialista; Processo de ensino-aprendizagem em língua inglesa sob a perspectiva discursiva; Discurso e educação; Discurso e mídia; Educação e Decolonialidades; Tradução literária como processo discursivo; Estudo histórico e discursivo dos Phrasal Verbs na Língua Inglesa; Lexicologia e fraseologia em língua inglesa.

Márcia Moreira Custódio, IFNMG

Doutora em Letras/Estudos Literários pela UFES (Universidade Federal do Espírito Santo); Mestra em Letras/Estudos Literários pela Unimontes (Universidade Estadual de Montes Claros); Professora EBTT do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) campus Pirapora; Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Linguagens, Educação e Decolonialidades (GEPLED).

Gislane Silva Cardoso Cerqueira Antunes, IFNMG

Possui Graduação em Letras Português e Inglês pela Universidade de Franca (2023) e em Letras/Espanhol pela Universidade Estadual de Montes Claros (2011). Especialista em Educação à Distância pelo IFNMG. Experiência em Língua Inglesa nas modalidades Técnica, Instrumental em nível Superior e Ensino Médio. Experiência em Língua espanhola em diferentes modalidades como Educação Infantil, Curso livre Básico e Avançado, Ensino Médio, e Educação à Distância. Experiência em Língua Portuguesa em nível Técnico Instrumental e Superior no IFNMG e Ensino Médio. 

Téléchargements

Publié-e

2025-12-13

Comment citer

TITONELI SANTANA, Christiano; MOREIRA CUSTÓDIO, Márcia; SILVA CARDOSO CERQUEIRA ANTUNES, Gislane. OCUPANDO O CAMPUS DO IFNMG: POESIA, IDENTIDADE E PERTENCIMENTO. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 2614–2634, 2025. DOI: 10.63595/dedu.v13i2.19321. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/19321. Acesso em: 15 déc. 2025.