OCUPANDO O CAMPUS DO IFNMG
POESIA, IDENTIDADE E PERTENCIMENTO
DOI:
https://doi.org/10.63595/dedu.v13i2.19321Resumen
O presente texto apresenta considerações sobre a realização do projeto de ensino “II Ocupação Poética no IF”, realizado no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – IFNMG – Campus Pirapora. Com o objetivo de desenvolver a reflexão crítica, o protagonismo estudantil e o sentimento de pertencimento por meio da poesia, a realização do projeto contou com a participação direta dos docentes da área de linguagens e de estudantes do ensino médio integrado, concomitante e subsequente, pelos quais foram realizadas uma série de ações envolvendo as componentes curriculares de literatura, língua inglesa e arte, na perspectiva da decolonialidade e da interculturalidade. Sua culminância teve a duração de uma semana, de 23 a 28/09/2024, sendo aqui enfatizados o planejamento, a execução e o resultado das ações. Os resultados do projeto “II Ocupação Poética no IF” indicam alto engajamento estudantil e ampla aceitação das ações, especialmente do campeonato de Slam e das exposições artísticas. A experiência promoveu letramentos de reexistência e expressão identitária, consolidando-se como prática pedagógica intercultural e decolonial.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Diversidad y Educatión

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Concedo a Revista Diversidade e Educação o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Diversidade e Educação acima explicitadas.




