EDUCAÇÃO EM SEXUALIDADE

PERSPECTIVA E PRÁTICA DA EDUCAÇÃO INFANTIL DE BELÉM DO PARÁ

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19196

Résumé

Educação em sexualidade deve ocorrer desde tenra idade. Em tempos reacionários é necessário ratificar do que se trata a educação sexual e demonstrar como e porquê pode ser desenvolvida pela educação escolar desde a educação infantil. Assim, objetivamos analisar como a educação em sexualidade é compreendida e pode ser praticada em parceria com a família pela educação infantil. A metodologia conta com uma pesquisa colaborativa com profissionais da educação infantil da Secretaria Municipal de Educação da cidade de Belém-Pará. Trata-se de um recorte de pesquisa de doutorado defendida em 2024, a qual traz como resultados a sexualidade a partir de intelectuais como Paulo Freire (2015) e Mary Figueiró (2018), além da perspectiva e do relato de experiências de gestores(ras) e educadores(ras) participantes da pesquisa. Destacamos o trabalho com a comunidade e famílias que constituem a educação infantil. Concluímos que há potencial protetor das infâncias em uma educação sexual de prevenção.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Hanna Teixeira, UNIFAP

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará. Mestre em Educação pelo mesmo programa, na linha de Saberes Culturais e Educação na Amazônia, como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Possui especialização em Docência do Ensino superior e especialização em Gestão Educacional, pela Faculdade Conhecimento e Ciência (FCC). Graduada pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) em Licenciatura Plena em Pedagogia. Atualmente é professora efetiva do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). É integrante do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire (NEP- UEPA). Atuou como coordenadora pedagógica na Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação e Cultura Belém (SEMEC). Os temas de interesse são: pensamento educacional de Paulo Freire; formação de professores; educação popular; sexualidade; prevenção à violência contra crianças e Filosofia com Crianças.

Téléchargements

Publié-e

2025-08-16

Comment citer

TEIXEIRA, Hanna. EDUCAÇÃO EM SEXUALIDADE: PERSPECTIVA E PRÁTICA DA EDUCAÇÃO INFANTIL DE BELÉM DO PARÁ. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 141–162, 2025. DOI: 10.63595/de.v13i1.19196. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/19196. Acesso em: 5 déc. 2025.

Numéro

Rubrique

Dossiê Resistências Criativas: práticas de educação em gênero, sexualidade e raça em tempos reacionários