EDUCAÇÃO EM SEXUALIDADE
PERSPECTIVA E PRÁTICA DA EDUCAÇÃO INFANTIL DE BELÉM DO PARÁ
DOI:
https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19196Abstract
Educação em sexualidade deve ocorrer desde tenra idade. Em tempos reacionários é necessário ratificar do que se trata a educação sexual e demonstrar como e porquê pode ser desenvolvida pela educação escolar desde a educação infantil. Assim, objetivamos analisar como a educação em sexualidade é compreendida e pode ser praticada em parceria com a família pela educação infantil. A metodologia conta com uma pesquisa colaborativa com profissionais da educação infantil da Secretaria Municipal de Educação da cidade de Belém-Pará. Trata-se de um recorte de pesquisa de doutorado defendida em 2024, a qual traz como resultados a sexualidade a partir de intelectuais como Paulo Freire (2015) e Mary Figueiró (2018), além da perspectiva e do relato de experiências de gestores(ras) e educadores(ras) participantes da pesquisa. Destacamos o trabalho com a comunidade e famílias que constituem a educação infantil. Concluímos que há potencial protetor das infâncias em uma educação sexual de prevenção.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Diversidade e Educação

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Concedo a Revista Diversidade e Educação o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Diversidade e Educação acima explicitadas.




