PASSOS DE SAPATÃO
NARRATIVAS DE MEMORIAIS SOBRE TRAJETÓRIAS LÉSBICAS
DOI :
https://doi.org/10.63595/dedu.v13i2.19148Résumé
Esse artigo teve por objetivo explorar as vivências de mulheres lésbicas por meio da análise de memoriais escritos por estudantes da Universidade Federal de Viçosa, no contexto de uma disciplina optativa. Na perspectiva qualitativa, analisamos nove memoriais para compreendermos as experiências de descoberta da sexualidade e construção da identidade em um contexto marcado pela heteronormatividade. Temas como pertencimento, conflitos familiares e religiosos, exclusão, lesbofobia e a rejeição de padrões de feminilidade foram recorrentes nos documentos e mostram os desafios enfrentados na aceitação da própria sexualidade e na afirmação de uma identidade lésbica. Os memoriais também destacaram a importância de ressignificar o corpo, rompendo com as expectativas sociais de feminilidade. Contudo, os relatos apontaram para o isolamento e solidão vivenciados pelas mulheres lésbicas num mundo que marginaliza suas existências. O estudo contribui para a visibilização das trajetórias lésbicas, reforçando a importância de práticas educacionais que legitimem a diversidade sexual e afetiva.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Diversidade e Educação 2025

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Concedo a Revista Diversidade e Educação o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Diversidade e Educação acima explicitadas.




