PASSOS DE SAPATÃO

NARRATIVAS DE MEMORIAIS SOBRE TRAJETÓRIAS LÉSBICAS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.63595/dedu.v13i2.19148

Abstract

Esse artigo teve por objetivo explorar as vivências de mulheres lésbicas por meio da análise de memoriais escritos por estudantes da Universidade Federal de Viçosa, no contexto de uma disciplina optativa. Na perspectiva qualitativa, analisamos nove memoriais para compreendermos as experiências de descoberta da sexualidade e construção da identidade em um contexto marcado pela heteronormatividade. Temas como pertencimento, conflitos familiares e religiosos, exclusão, lesbofobia e a rejeição de padrões de feminilidade foram recorrentes nos documentos e mostram os desafios enfrentados na aceitação da própria sexualidade e na afirmação de uma identidade lésbica. Os memoriais também destacaram a importância de ressignificar o corpo, rompendo com as expectativas sociais de feminilidade. Contudo, os relatos apontaram para o isolamento e solidão vivenciados pelas mulheres lésbicas num mundo que marginaliza suas existências. O estudo contribui para a visibilização das trajetórias lésbicas, reforçando a importância de práticas educacionais que legitimem a diversidade sexual e afetiva. 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Mariana Mendes Barcelos e Santos, Universidade Federal de Viçosa - UFV

Graduada em Psicologia, tem experiência em Psicologia Social, com ênfase em sexualidade e gênero. Atualmente Mestranda em Educação na linha de pesquisa em Educação, Instituições, Memória e Subjetividade, com ênfase em Subjetividade, Sexualidade e Gênero.

Heloisa Raimunda Herneck, Universidade Federal de Viçosa - UFV

Pós-doutorado na Universidade Federal do Espírito Santo, com pesquisa desenvolvida em Coimbra/Portugal na área de Formação Continuada de professores e sexualidades. Doutorado e Mestrado em Educação na Universidade Federal de São Carlos. Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa. Professora Associada no Departamento de Educação da Universidade Federal de Viçosa - área de Gestão da Educação

Kelly da Silva, Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

Pedagoga pela Universidade Federal de Viçosa - MG, Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora - MG. Atualmente é professora Efetiva na Universidade do Estado de Minas Gerais. É vice diretora da UEMG Ubá.

Published

2025-12-13

How to Cite

MENDES BARCELOS E SANTOS, Mariana; HERNECK, Heloisa Raimunda; DA SILVA, Kelly. PASSOS DE SAPATÃO: NARRATIVAS DE MEMORIAIS SOBRE TRAJETÓRIAS LÉSBICAS. Diversity and Education, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 2378–2393, 2025. DOI: 10.63595/dedu.v13i2.19148. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/19148. Acesso em: 15 dec. 2025.