DIVERSIDADE E EMPATIA
UMA INTERVENÇÃO EDUCACIONAL COM ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI :
https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19033Résumé
Na educação, o tema “empatia” ainda é pouco abordado e demonstra ser um tema importante e necessário atualmente. Este estudo apresenta uma proposta feita pelos autores, durante o componente curricular de práticas pedagógicas do curso de xxx, da xxx, campus xxx. A proposta ocorreu em uma escola pública, localizada em xxx, com 15 estudantes do 8° ano do ensino fundamental. A “Proposta de intervenção: dia da empatia”, teve como objetivo investigar como a discussão da diversidade e a valorização da identidade cultural por meio de uma intervenção educacional ecoam no ambiente escolar? O estudo possui uma abordagem qualitativa, de natureza aplicada, adotando como procedimento o Estudo de Caso. Para analisar os dados utilizou-se a análise narrativa proposta por Riessman (1993). Os resultados apresentados revelam que os estudantes conseguiram expressar seus sentimentos e exercitar a empatia através das dinâmicas propostas na intervenção, tornando a atividade uma excelente ferramenta na tentativa de minimizar os conflitos no ambiente educacional.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Diversidade e Educação 2025

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Concedo a Revista Diversidade e Educação o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Diversidade e Educação acima explicitadas.




