DIVERSIDADE E EMPATIA

UMA INTERVENÇÃO EDUCACIONAL COM ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19033

Resumen

Na educação, o tema “empatia” ainda é pouco abordado e demonstra ser um tema importante e necessário atualmente. Este estudo apresenta uma proposta feita pelos autores, durante o componente curricular de práticas pedagógicas do curso de xxx, da xxx, campus xxx. A proposta ocorreu em uma escola pública, localizada em xxx, com 15 estudantes do 8° ano do ensino fundamental.  A “Proposta de intervenção: dia da empatia”, teve como objetivo investigar como a discussão da diversidade e a valorização da identidade cultural por meio de uma intervenção educacional ecoam no ambiente escolar? O estudo possui uma abordagem qualitativa, de natureza aplicada, adotando como procedimento o Estudo de Caso. Para analisar os dados utilizou-se a análise narrativa proposta por Riessman (1993). Os resultados apresentados revelam que os estudantes conseguiram expressar seus sentimentos e exercitar a empatia através das dinâmicas propostas na intervenção, tornando a atividade uma excelente ferramenta na tentativa de minimizar os conflitos no ambiente educacional.

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Biografía del autor/a

Bruno de Alencastro Louzada, Fundação Universidade Federal do Pampa

Licenciado em Ciências da Natureza, com habilitação em Biologia/Física e Química, na Universidade Federal do Pampa/Brasil. Mestrando no programa de pós graduação em Educação em Ciências (PPGEC) ofertado pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Participante do grupo de pesquisa " G-MEGA, Grupo Mega potencializador de ensino-aprendizagem significativa". Participante do grupo de pesquisa "CONECTA: Ciências e Tecnologia". Participante do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) entre 2020/2022. Na busca pela intersecção da Educomunicação no ensino de Ciências, alinhado a sequências didáticas no processo de ensino-aprendizagem e formação docente.

Francieli Luana Sganzerla, Fundação Universidade Federal do Pampa

Graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura pela URI Campus de Erechim/RS. Especialista em Ciências da Natureza: Práticas e Processos Formativos pela UNIPAMPA Campus Dom Pedrito/RS. Mestre e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela UNIPAMPA Campus Uruguaiana/RS. Bolsista CAPES. Integrante e Pesquisadora do Núcleo de Aprendizagens e Pesquisas em Inclusão (NAPI) e do Grupo Mega potencializador de ensino-aprendizagem significativa (G-Mega), todos pela Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA Campus Uruguaiana/RS. Linhas de pesquisas: Ensino e aprendizagem no ensino de Ciências, Educação e Ensino de Ciências, Metodologias Ativas, Desenvolvimento Profissional Docente, Etnobotânica, Plantas medicinais.

Carla Beatriz Spohr, Fundação Universidade Federal do Pampa

Possui graduação em Licenciatura em matemática e física pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1996) e doutorado em PG-D Educação em Ciências: Química da Vida e Saúd pela Universidade Federal de Santa Maria (2018). Possui vasta experiência na educação básica como professora de matemática, ciências da natureza e física. Atualmente é docente do magistério superior no curso de Ciências da Natureza - Licenciatura e do PPG Educação em Ciências da Universidade Federal do Pampa campus Uruguaiana. Tem interesse em pesquisas voltadas à formação acadêmico-profissional e na produção do conhecimento com vistas para processos de ensino-aprendizagem na perspectiva ausubeliana a partir de referenciais que abordam interdisciplinaridade, educação inclusiva, inovação pedagógica, metodologias ativas, experimentação É coordenadora de área PIBID - núcleo de Ciências da Natureza. 

Thais Menezes de Oliveira Soruco, Fundação Universidade Federal do Pampa

Licenciada no Curso de Ciências da Natureza da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA).Atualmente mestranda do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)Além de estar assiduamente comprometida com as atividades propostas pelo programa, participo de atividades e grupos de pesquisas que contribuem para que minha formação acadêmica seja diferenciada, dentre eles: - Grupo colaborativo FLEXILHAS: Que busca elaborar momentos formativos e investigativos entre docentes e discentes da educação - básica e ensino superior, promovendo e divulgando pesquisas referentes ao Letramento Científico.- Grupo Mega Potencializador de Ensino-Aprendizagem Significativa (G-Mega): Que tem como objetivo estudar os processos de ensino - aprendizagem, com ênfase na formação acadêmico - profissional e também as teorias de ensino e aprendizagem construtivistas (Ênfase na T. Aprendizagem Significativa)

Publicado

2025-08-16

Cómo citar

DE ALENCASTRO LOUZADA, Bruno; SGANZERLA, Francieli Luana; SPOHR, Carla Beatriz; MENEZES DE OLIVEIRA SORUCO, Thais. DIVERSIDADE E EMPATIA: UMA INTERVENÇÃO EDUCACIONAL COM ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL. Diversidad y Educatión, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 356–374, 2025. DOI: 10.63595/de.v13i1.19033. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/19033. Acesso em: 5 dic. 2025.

Número

Sección

Dossiê Resistências Criativas: práticas de educação em gênero, sexualidade e raça em tempos reacionários