A EDUCAÇÃO FÍSICA E DIVERSIDADES
OS ESPORTES NAS FRONTEIRAS DA PRODUÇÃO AUDIOVISUAL QUEER
DOI :
https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19001Résumé
O artigo objetiva mapear e refletir sobre produções audiovisuais que tratam dos esportes relacionados com a problematização dos marcadores das diferenças. A intenção é catalogar filmes/séries/documentários e trabalhos acadêmicos que oportunizem abordagens didático-pedagógicas críticas na formação de professores/as e na Educação Física escolar. Caracteriza-se por uma abordagem qualitativa através de revisão de literatura sobre as narrativas queertópicas. Há uma confluência teórico-metodológica multirreferencial através da análise contrastiva, que usufrui dos estudos queer e da interseccionalidade. Conclui-se que a diversidade de corpos apreciados através do cinema e da problematização das identidades LGBTQIAP+, acionam chaves de leituras importantíssimas diante dos fenômenos esportivos.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Diversidade e Educação 2025

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Concedo a Revista Diversidade e Educação o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Diversidade e Educação acima explicitadas.




