A EDUCAÇÃO FÍSICA E DIVERSIDADES

OS ESPORTES NAS FRONTEIRAS DA PRODUÇÃO AUDIOVISUAL QUEER

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19001

Resumen

O artigo objetiva mapear e refletir sobre produções audiovisuais que tratam dos esportes relacionados com a problematização dos marcadores das diferenças. A intenção é catalogar filmes/séries/documentários e trabalhos acadêmicos que oportunizem abordagens didático-pedagógicas críticas na formação de professores/as e na Educação Física escolar. Caracteriza-se por uma abordagem qualitativa através de revisão de literatura sobre as narrativas queertópicas. Há uma confluência teórico-metodológica multirreferencial através da análise contrastiva, que usufrui dos estudos queer e da interseccionalidade. Conclui-se que a diversidade de corpos apreciados através do cinema e da problematização das identidades LGBTQIAP+, acionam chaves de leituras importantíssimas diante dos fenômenos esportivos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rafael Santiago de Souza, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Doutorando em Educação PGEDU/UFBA; Professor da secretaria de Educação do estado da Bahia. 

Publicado

2025-08-16

Cómo citar

SANTIAGO DE SOUZA, Rafael. A EDUCAÇÃO FÍSICA E DIVERSIDADES: OS ESPORTES NAS FRONTEIRAS DA PRODUÇÃO AUDIOVISUAL QUEER. Diversidad y Educatión, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 1369–1395, 2025. DOI: 10.63595/de.v13i1.19001. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/19001. Acesso em: 5 dic. 2025.