PENSAMENTO CRÍTICO NAS ATIVIDADES DE ENSINO DA SEXUALIDADE EM LIVROS DIDÁTICOS DO OITAVO ANO
DOI :
https://doi.org/10.14295/de.v12i2.18069Résumé
A educação sexual no ambiente escolar tem como uma de suas finalidades esclarecer as questões que rodeiam os jovens, a fim de construir com eles, um espaço livre de julgamentos e aberto ao diálogo. Esta pesquisa traz resultados da análise de seis livros didáticos (LDs), o potencial pedagógico de estratégias de ensino, em relação à promoção e desenvolvimento do Pensamento Crítico (PC). Essa pesquisa pretende perceber se os LDs promovem ou possuem potencial para promover o PC em Ciências, nas atividades de Educação Sexual. Trata-se de um estudo documental de abordagem qualitativa; a análise de conteúdo, os dados foram feitos pelas estratégias de ensino presentes nos seis LDs, através das estratégias, surgiram três categorias a priori: I- Informativas; II- Exploratórias e III- Crítica/Reflexiva. Após a pesquisa observaram-se diferentes padrões nos seis livros, sendo o LD6 o que menos oferece estratégias de ensino.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Diversidade e Educação 2025

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Concedo a Revista Diversidade e Educação o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Diversidade e Educação acima explicitadas.




