PENSAMENTO CRÍTICO NAS ATIVIDADES DE ENSINO DA SEXUALIDADE EM LIVROS DIDÁTICOS DO OITAVO ANO

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v12i2.18069

Abstract

A educação sexual no ambiente escolar tem como uma de suas finalidades esclarecer as questões que rodeiam os jovens, a fim de construir com eles, um espaço livre de julgamentos e aberto ao diálogo. Esta pesquisa traz resultados da análise de seis livros didáticos (LDs), o potencial pedagógico de estratégias de ensino, em relação à promoção e desenvolvimento do Pensamento Crítico (PC). Essa pesquisa pretende perceber se os LDs promovem ou possuem potencial para promover o PC em Ciências, nas atividades de Educação Sexual. Trata-se de um estudo documental de abordagem qualitativa; a análise de conteúdo, os dados foram feitos pelas estratégias de ensino presentes nos seis LDs, através das estratégias, surgiram três categorias a priori: I- Informativas; II- Exploratórias e III- Crítica/Reflexiva. Após a pesquisa observaram-se diferentes padrões nos seis livros, sendo o LD6 o que menos oferece estratégias de ensino.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Rúbia Emmel, Instituto Federal Farroupilha- Campus Santa Rosa/ RS

Doutora em Educação nas Ciências (UNIJUÍ). Professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (IFFAR), Santa Rosa, Rio Grande do Sul, Brasil. Endereço completo para correspondência: Rua Paraguai, 200, Centro, CEP: 98780-552, Santa Rosa, Rio Grande do Sul, Brasil. E-mail: rubia.emmel@iffarroupilha.edu.br

Published

2025-01-20

How to Cite

CABRAL VIEIRA, Milene Carolina; EMMEL, Rúbia. PENSAMENTO CRÍTICO NAS ATIVIDADES DE ENSINO DA SEXUALIDADE EM LIVROS DIDÁTICOS DO OITAVO ANO . Diversity and Education, [S. l.], v. 12, n. n. 2, p. 1067–1092, 2025. DOI: 10.14295/de.v12i2.18069. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/18069. Acesso em: 6 dec. 2025.