PERCEPÇÃO DE CIÊNCIA DE MENINAS E MENINOS E O INTERESSE NA CARREIRA CIENTÍFICA: ELAS SE INTERESSAM MENOS POR CIÊNCIA?

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.14295/de.v12i2.17993

Résumé

Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa mais ampla que investigou a percepção de ciência e cientista de estudantes com idades entre 11 e 14 anos, do Ensino Fundamental. Com base em pesquisas de percepção de ciência, investigamos se meninas e meninos apresentam diferentes percepções sobre ciência e se manifestam interesse pela carreira científica. Os dados da pesquisa, de cunho quantitativo e qualitativo, foram coletados através de um questionário adaptado do projeto internacional The Relevance of Science Education, durante a pandemia de COVID-19. Resultados mostraram que estudantes apresentam percepções similares em relação à ciência, sendo as meninas mais positivas e confiantes. Embora o interesse na carreira científica não seja expressivo para ambos os gêneros, as meninas tendem a demonstrar maior interesse. Reforça-se a necessidade de estudos voltados à compreensão desse fenômeno, investigando possíveis correlações entre percepção de ciência e cientista e a baixa participação de mulheres nas ciências.

PALAVRAS-CHAVE

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Thais Pereira Rosinha de Oliveira, Universidade Federal de São Carlos

Possui Licenciatura Plena em Física pela Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba. Possui Mestrado em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba. Aluna de Doutorado em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba.

Maria José Fontana Gebara, Universidade Federal de São Carlos

Maria Gebara é bacharel e licenciada em Física pela Universidade Estadual de Campinas, mestre em Educação e doutora em Ciências pela mesma instituição. Iniciou a carreira docente como professora de Física na educação básica. Atualmente é professora do Departamento de Física, Química e Matemática (DFQM) da Universidade Federal de São Carlos (campus Sorocaba), atuando no curso de licenciatura em Física; no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd); e no Programa de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF). É professora colaboradora do Programa Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática (PECIM) da Unicamp. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Ensino, atuando principalmente com os seguintes temas: interdisciplinaridade, ensino-aprendizagem, formação de professores e avaliação. Orientadora de pós-graduação em nível de doutorado.

Téléchargements

Publié-e

2025-01-20

Comment citer

PEREIRA ROSINHA DE OLIVEIRA, Thais; FONTANA GEBARA, Maria José. PERCEPÇÃO DE CIÊNCIA DE MENINAS E MENINOS E O INTERESSE NA CARREIRA CIENTÍFICA: ELAS SE INTERESSAM MENOS POR CIÊNCIA?. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 12, n. n. 2, p. 344–368, 2025. DOI: 10.14295/de.v12i2.17993. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/17993. Acesso em: 5 déc. 2025.