MAPEANDO CONHECIMENTOS E REALIZANDO ETNOGRAFIAS

GÊNERO, SEXUALIDADE, EDUCAÇÃO E CIBERCULTURA EM PERSPECTIVA MULTIDISCIPLINAR

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17361

Résumé

Este trabalho oferece uma análise teórica da interseção entre estudos culturais, gênero, sexualidade, educação e cibercultura, ressaltando a importância de uma abordagem multidisciplinar. Os estudos culturais são apresentados como fundamentais para compreender a produção de significados na sociedade contemporânea, especialmente em relação a gênero e sexualidade. Uma revisão a partir de um estado do conhecimento revela uma preocupação crescente com essas temáticas na academia, com uma variedade de abordagens e metodologias. Explora-se também o ensino sobre gênero e sexualidade em espaços virtuais, por meio de uma etnografia virtual e utilizando o Facebook como principal plataforma de análise, evidenciando a complexidade das discussões, incluindo grupos de direitos humanos e religiosos, com destaque para as tensões dentro da comunidade LGBTI+. Em conclusão, o estudo contribui para uma compreensão mais profunda das dinâmicas de ensino e aprendizagem sobre esses temas nas redes sociais, enfatizando a necessidade de promover um diálogo inclusivo e informado.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Aldo Cativo da Silva Filho, Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará (PPGED - UEPA) [2024-2028] Mestre em Educação (PPGED-UEPA) [2021]. Especialista em Docência do Ensino Superior pela Universidade da Amazônia (UNAMA) [2018] Graduado em Licenciatura Plena em Pedagogia (UEPA) [2015].Membro Associado e Professor colaborador no Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Discurso, Diversidade e Sexualidade (GEPEDIDS) da Universidade Federal do Pará (UFPA) desde 2016 Possui experiência em Educação informal, educação do ensino superior, formação de professores e desenvolvimento de práticas pedagógicas com jovens e adolescentes do Ensino Médio. Além disso é membro do grupo Juventude, Educação, Gênero, Sexualidade e Sociabilidades (JEDS) da UEPA. Dedica-se ao estudo de assuntos voltados à Formação de Professores, com interesses de pesquisa nas áreas de Gênero, Sexualidade, Tecnologia, Redes Sociais, Juventude, Inclusão e Diversidade, voltados ao campo da Educação.

Lucélia de Moraes Braga Bassalo, Universidade do Estado do Pará

Doutora em Educação pela UNB - Universidade de Brasília (2012), Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (1999). Professora Adjunto da Universidade do Estado do Pará - UEPA. Profa do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará - PPGED/UEPA e vinculada ao Departamento de Filosofia e Ciências Sociais - DFCS/UEPA. Realizou estágio Pós-Doutoral no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É Membro da rede International Research Network Documentary Method (https://www.hsu-hh.de/geiso/forschungsnetzwerk-dokumentarische-methode-mitglieder). Membro do Comitê Científico do GT 23 - Gênero, Sexualidade e Educação, da ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Membro do Conselho Estadual da Diversidade Sexual - CEDS, como conselheira institucional - UEPA. É coordenadora regional do Fórum de Editores de Periódicos da Área de Educação Norte Nordeste - FEPAE NNE (2022-2024) e é editora da Revista Cocar, periódico ligado ao PPGED/UEPA. Seus estudos e pesquisas se inscrevem no campo dos estudos sociológicos da educação voltando-se, nos últimos anos, principalmente para os seguintes temas: Educação, Gênero e Sexualidade, Juventude, relações de Gênero e Feminismo, Juventude e processos educativos em ambientes virtuais e espaços não formais, Juventude, Ensino Médio e Projetos de Vida com ênfase na Pesquisa Qualitativa Reconstrutiva e no Método Documentário. É coordenadora do JEDS - Grupo de Pesquisa sobre Juventude, Educação e Sociabilidades, sediado na UEPA e membro do GERAJU - Grupo de Pesquisa sobre Gerações e Juventude, sediado na FE/UnB.

Téléchargements

Publié-e

2024-08-12

Comment citer

Cativo da Silva Filho, A., & de Moraes Braga Bassalo, L. (2024). MAPEANDO CONHECIMENTOS E REALIZANDO ETNOGRAFIAS: GÊNERO, SEXUALIDADE, EDUCAÇÃO E CIBERCULTURA EM PERSPECTIVA MULTIDISCIPLINAR. Diversidade E Educação, 12(1), 854–879. https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17361

Numéro

Rubrique

Dossiê: Juventudes Contemporâneas – articulações com os Estudos Culturais, Gêner