NARRATIVAS DE VIDA DE ESTUDANTES LGBTQIA+

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17358

Résumé

O presente artigo é parte de uma dissertação realizada na Universidade Federal de Viçosa. A partir da perspectiva pós-crítica da educação, o objetivo foi produzir e analisar as narrativas de vida de estudantes LGBTQIA+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgênero, Queer, Intersexo, Assexual, +) do curso de Ciências Sociais. Destacamos as dimensões narrativas relacionadas às instituições sociais, especialmente escolares, familiares, universitárias e urbanas. O intuito vai ao encontro de como a sexualidade foi experienciada pelos participantes da pesquisa, principalmente na escola e, posteriormente no curso de Ciências Sociais da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Identificamos a potência do acolhimento da família, dos amigos e das instituições escolares e acadêmicas na produção de singularizações positivas com relação à própria sexualidade. Concluímos que o curso de Ciências Sociais se apresentou como um lugar acolhedor e reflexivo para estudantes LGBTQIA+, embora mais pelo reconhecimento e acolhimento da diferença do que pela dimensão curricular das disciplinas.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Daniela Alves de Alves, Universidade Federal de Viçosa

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora Associada da Universidade Federal de Viçosa e membro permanente do corpo docente do Programa de Pós-graduação em Educação na Universidade Federal de Viçosa.

Téléchargements

Publié-e

2024-08-12

Comment citer

NASCIMENTO DE SOUZA, Ludymila; ALVES DE ALVES, Daniela. NARRATIVAS DE VIDA DE ESTUDANTES LGBTQIA+. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 322–347, 2024. DOI: 10.14295/de.v12i1.17358. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/17358. Acesso em: 5 déc. 2025.

Numéro

Rubrique

Dossiê: Juventudes Contemporâneas – articulações com os Estudos Culturais, Gêner