NARRATIVAS DE VIDA DE ESTUDANTES LGBTQIA+

Autores/as

  • Ludymila Nascimento de Souza Universidade Federal de Viçosa
  • Daniela Alves de Alves Universidade Federal de Viçosa https://orcid.org/0000-0003-4614-8687

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17358

Resumen

O presente artigo é parte de uma dissertação realizada na Universidade Federal de Viçosa. A partir da perspectiva pós-crítica da educação, o objetivo foi produzir e analisar as narrativas de vida de estudantes LGBTQIA+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgênero, Queer, Intersexo, Assexual, +) do curso de Ciências Sociais. Destacamos as dimensões narrativas relacionadas às instituições sociais, especialmente escolares, familiares, universitárias e urbanas. O intuito vai ao encontro de como a sexualidade foi experienciada pelos participantes da pesquisa, principalmente na escola e, posteriormente no curso de Ciências Sociais da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Identificamos a potência do acolhimento da família, dos amigos e das instituições escolares e acadêmicas na produção de singularizações positivas com relação à própria sexualidade. Concluímos que o curso de Ciências Sociais se apresentou como um lugar acolhedor e reflexivo para estudantes LGBTQIA+, embora mais pelo reconhecimento e acolhimento da diferença do que pela dimensão curricular das disciplinas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Daniela Alves de Alves, Universidade Federal de Viçosa

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora Associada da Universidade Federal de Viçosa e membro permanente do corpo docente do Programa de Pós-graduação em Educação na Universidade Federal de Viçosa.

Publicado

2024-08-12

Cómo citar

Nascimento de Souza, L., & Alves de Alves, D. (2024). NARRATIVAS DE VIDA DE ESTUDANTES LGBTQIA+. Diversidade E Educação, 12(1), 322–347. https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17358

Número

Sección

Dossiê: Juventudes Contemporâneas – articulações com os Estudos Culturais, Gêner