ENSINO RELIGIOSO NÃO CONFESSIONAL E ORIENTADO POR UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA
IMPRESCINDIBILIDADE, DOCUMENTOS E EXPERIÊNCIAS
DOI :
https://doi.org/10.63595/de.v13i1.16930Résumé
Este artigo procurou verificar o quanto, nos documentos orientadores do Ensino Religioso, constam enunciados objetivos e explícitos que orientem que a disciplina combata o racismo, inclusive o racismo religioso, e que valorize as religiões de matriz-africana, e a história e cultura afro-brasileira. Designadamente, buscou-se refletir sobre o quanto os dispositivos curriculares que orientam o professor e a professora de Ensino Religioso estão em relação com uma perspectiva de uma Educação para as Relações Étnico-Raciais, de uma Educação Antirracista, sendo eles os seguintes dispositivos curriculares: a Base Nacional Comum Curricular de Ensino Religioso, o Currículo Referência de Minas Gerais de Ensino Religioso, e as Diretrizes Curriculares da Licenciatura em Ciências da Religião. Ademais, o artigo traz reflexões sobre uma experiência formativa para um Ensino Religioso relacionado a uma Educação Antirracista, focalizando em um núcleo do PIBID de Ensino Religioso de uma universidade pública de Minas Gerais.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Diversidade e Educação 2025

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Concedo a Revista Diversidade e Educação o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Diversidade e Educação acima explicitadas.




