ENSINO RELIGIOSO NÃO CONFESSIONAL E ORIENTADO POR UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA

IMPRESCINDIBILIDADE, DOCUMENTOS E EXPERIÊNCIAS

Authors

  • Elen Sabrina Assis Costa Unimontes
  • Heiberle Hirsgberg Horácio Universidade Estadual de Montes Claros

DOI:

https://doi.org/10.63595/de.v13i1.16930

Abstract

Este artigo procurou verificar o quanto, nos documentos orientadores do Ensino Religioso, constam enunciados objetivos e explícitos que orientem que a disciplina combata o racismo, inclusive o racismo religioso, e que valorize as religiões de matriz-africana, e a história e cultura afro-brasileira. Designadamente, buscou-se refletir sobre o quanto os dispositivos curriculares que orientam o professor e a professora de Ensino Religioso estão em relação com uma perspectiva de uma Educação para as Relações Étnico-Raciais, de uma Educação Antirracista, sendo eles os seguintes dispositivos curriculares: a Base Nacional Comum Curricular de Ensino Religioso, o Currículo Referência de Minas Gerais de Ensino Religioso, e as Diretrizes Curriculares da Licenciatura em Ciências da Religião. Ademais, o artigo traz reflexões sobre uma experiência formativa para um Ensino Religioso relacionado a uma Educação Antirracista, focalizando em um núcleo do PIBID de Ensino Religioso de uma universidade pública de Minas Gerais.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Heiberle Hirsgberg Horácio, Universidade Estadual de Montes Claros

Doutorado em Ciência da Religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Brasil(2014)
Professor Titular da Universidade Estadual de Montes Claros , Brasil.

Published

2025-08-16

How to Cite

ASSIS COSTA, Elen Sabrina; HIRSGBERG HORÁCIO, Heiberle. ENSINO RELIGIOSO NÃO CONFESSIONAL E ORIENTADO POR UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: IMPRESCINDIBILIDADE, DOCUMENTOS E EXPERIÊNCIAS. Diversity and Education, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 1466–1490, 2025. DOI: 10.63595/de.v13i1.16930. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/16930. Acesso em: 5 dec. 2025.