ENSINO RELIGIOSO NÃO CONFESSIONAL E ORIENTADO POR UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA
IMPRESCINDIBILIDADE, DOCUMENTOS E EXPERIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.63595/de.v13i1.16930Abstract
Este artigo procurou verificar o quanto, nos documentos orientadores do Ensino Religioso, constam enunciados objetivos e explícitos que orientem que a disciplina combata o racismo, inclusive o racismo religioso, e que valorize as religiões de matriz-africana, e a história e cultura afro-brasileira. Designadamente, buscou-se refletir sobre o quanto os dispositivos curriculares que orientam o professor e a professora de Ensino Religioso estão em relação com uma perspectiva de uma Educação para as Relações Étnico-Raciais, de uma Educação Antirracista, sendo eles os seguintes dispositivos curriculares: a Base Nacional Comum Curricular de Ensino Religioso, o Currículo Referência de Minas Gerais de Ensino Religioso, e as Diretrizes Curriculares da Licenciatura em Ciências da Religião. Ademais, o artigo traz reflexões sobre uma experiência formativa para um Ensino Religioso relacionado a uma Educação Antirracista, focalizando em um núcleo do PIBID de Ensino Religioso de uma universidade pública de Minas Gerais.
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