EXCLUSÃO DE CORPOS E CORPOREIDADES DISSIDENTES

ESTUDO BIBLIOGRÁFICO SOBRE A TRANSEXUALIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.14295/de.v12i1.16697

Résumé

O artigo analisa produção científica brasileira acerca da transexualidade no âmbito escolar entre 2010-2019. Desenvolvemos pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa, junto ao Portal de Periódicos da CAPES, consoante descritores: transexualidade AND escola AND educação. Apontamos como resultados: estudos sobre transexualidade e escola originam-se em instituições públicas de ensino, concentrando-se geoespacialmente nas regiões Sudeste e Sul do Brasil. São produzidos, majoritariamente, por mulheres e se utilizam de aporte teórico fundamentado, principalmente, nas autorias de Judith Butler, Michel Foucault, Berenice Bento e Guacira Louro, tendo-se em Louro a preponderância de citações. As áreas de produção prioritárias são humanidades e ciências sociais, refletindo-se acerca da construção social e histórica da transexualidade; direitos e deveres do ser trans: corpo político, e; narrativas de estudantes (trans) e professores relacionados à transexualidade. Evidenciamos que escolas são instituições excludentes em relação à inserção das pessoas trans, que sofrem distintos processos de exclusão e violências em seus corpos/corporeidades.

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Bibliographies de l'auteur-e

Tayron Gabriel Pereira da Silva, Universidade de Brasília

Licenciado em Educação Física - FEF/UnB

Professor Temporário - Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal

Estêvão Maya de Moura Pereira

Mestre em Educação Física - FEF - UnB

Professor Temporário - Universidade Estadual de Goiás - UEG

Thiago Camargo Iwamoto, Universidade Estadual de Goiás - UEG

Doutor em Educação Física - UnB Professor temporário - Universidade Estadual de Goiás - Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia de Goiás: Goiânia, Goiás, BR Professor auxiliar - Pontifícia Universidade Católica de Goiás: Goiânia, Goiás, BR Professor - Prefeitura de Goiânia: Goiânia, Goiás, BR

Dulce Filgueira de Almeida, Universidade de Brasília

Professora Titular - PPGEF/FEF - Universidade de Brasília

Doutora em Sociologia - Universidade de Brasília

Possui pós-doutorado pela Universidade de Estrasburgo/FR. Pós-doutorado pela Universidade de Maryland/EUA. Pós-doutorado pela Universidade de Salamanca/ES.

 

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Publié-e

2024-08-12

Comment citer

PEREIRA DA SILVA, Tayron Gabriel; DE MOURA PEREIRA, Estêvão Maya; CAMARGO IWAMOTO, Thiago; FILGUEIRA DE ALMEIDA, Dulce. EXCLUSÃO DE CORPOS E CORPOREIDADES DISSIDENTES: ESTUDO BIBLIOGRÁFICO SOBRE A TRANSEXUALIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 1188–1209, 2024. DOI: 10.14295/de.v12i1.16697. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/16697. Acesso em: 5 déc. 2025.