EXCLUSÃO DE CORPOS E CORPOREIDADES DISSIDENTES
ESTUDO BIBLIOGRÁFICO SOBRE A TRANSEXUALIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v12i1.16697Resumen
O artigo analisa produção científica brasileira acerca da transexualidade no âmbito escolar entre 2010-2019. Desenvolvemos pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa, junto ao Portal de Periódicos da CAPES, consoante descritores: transexualidade AND escola AND educação. Apontamos como resultados: estudos sobre transexualidade e escola originam-se em instituições públicas de ensino, concentrando-se geoespacialmente nas regiões Sudeste e Sul do Brasil. São produzidos, majoritariamente, por mulheres e se utilizam de aporte teórico fundamentado, principalmente, nas autorias de Judith Butler, Michel Foucault, Berenice Bento e Guacira Louro, tendo-se em Louro a preponderância de citações. As áreas de produção prioritárias são humanidades e ciências sociais, refletindo-se acerca da construção social e histórica da transexualidade; direitos e deveres do ser trans: corpo político, e; narrativas de estudantes (trans) e professores relacionados à transexualidade. Evidenciamos que escolas são instituições excludentes em relação à inserção das pessoas trans, que sofrem distintos processos de exclusão e violências em seus corpos/corporeidades.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Diversidade e Educação
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Concedo a Revista Diversidade e Educação o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Diversidade e Educação acima explicitadas.