Corpos que performam futebóis
“roda de conversa sobre mulheres no futebol e jogos de futebol" com os anos finais do ensino fundamental da Escola Estadual Abya Yala
DOI :
https://doi.org/10.14295/de.v11i2.16122Résumé
Este estudo tem como objetivo analisar e compreender como os diferentes corpos que participaram de uma “Roda de Conversa sobre Mulheres no Futebol e Jogos de Futebol” com uma árbitra e ex-atleta de futebol performam nas partidas de futebol no espaço-tempo escolar da Escola Estadual de Ensino Fundamental Abya Yala. Para tanto, optamos pela pesquisa narrativa como caminho teórico-metodológico, apoiada nas manifestações orais (falas) e gestuais (expressões e manifestações corporais) dos(as) estudantes das turmas dos anos finais do ensino fundamental. As análises nos mostraram que a vivência com o futebol arbitrada pela convidada possibilitou a compreensão de que os(as) alunos(as) experienciam de distintas formas e atribuem diferentes significados ao que vivem nas suas trajetórias. Foram produzidas diversasressonâncias nos(as) estudantes, sendo as questões de gênero, sexo e sexualidade os fios condutores dos debates e da vivência esportiva entre os(as) estudantes.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Diversidade e Educação 2024
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Concedo a Revista Diversidade e Educação o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Diversidade e Educação acima explicitadas.