Desestabilização da configuração esportiva contemporânea relacionada à participação de atletas transgênero
O ‘caso tifanny’ e suas tensões
DOI :
https://doi.org/10.14295/de.v11i2.15899Résumé
O surgimento das discussões em torno da atleta Tifanny abriu possibilidades de pesquisas. A partir da teoria sociológica de Norbert Elias, o artigo tem o objetivo de analisar a configuração que permite a atuação e permanência de uma atleta transgênero no esporte. Para tanto, foi realizada uma análise de documentos vinculados à regulamentação do voleibol, as tramitações no Congresso Nacional referentes à normatização da participação de atletas trans no esporte e dados estatísticos que respondem ao desempenho esportivo da atleta nos campeonatos que disputou. A partir desses elementos, foram elencadas três categorias: O Estado e as instituições esportivas; ciência e tecnologia na interdependência de corpos generificados; e a antiviolência almejada para o esporte e a performance como elemento de permanência. Entendemos que a reverberação das discussões sobre atletas transgênero no esporte é um importante elemento contemporâneo que deve ser levado em consideração para o entendimento da configuração esportiva.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Diversidade e Educação 2024
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Concedo a Revista Diversidade e Educação o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Diversidade e Educação acima explicitadas.