O QUE PODE O CINEMA NA EDUCAÇÃO?
DOI :
https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15453Résumé
A presente pesquisa objetiva discutir a contribuição do cinema à educação, por meio de um programa de extensão desenvolvido na unidade Alegrete da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, no período compreendido entre os anos de 2014 e 2019. Entendemos o cinema não apenas como ferramenta didático-pedagógica, mas também como mecanismo que tem a potência de desacomodar o pensamento e engendrar resistência aos saberes instituídos. O método escolhido foi o estudo de caso, descritivo-exploratório, de abordagem qualitativa, envolvendo análise documental e questionário. Os dados foram analisados a partir de perspectivas teóricas que pensam o cinema na educação e os resultados apontaram para a avaliação positiva do programa. Por fim, é possível concluir que o cinema tanto se consolida como ferramenta didático-pedagógica quanto como dispositivo de mobilização de afetos e de sensibilidades para se inventarem outros modos de vida.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Diversidade e Educação 2023

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Concedo a Revista Diversidade e Educação o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Diversidade e Educação acima explicitadas.




