HORROR HETERONORMATIVO

REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE E PEDAGOGIAS DO HORROR NO FILME THEY/THEM (2022) DE JOHN LOGAN

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15401

Résumé

O presente artigo objetiva analisar as representações de gênero e sexualidade produzidas em They/Them (2022), longa-metragem do diretor estadunidense John Logan, assim como as pedagogias do horror que emergem de sua produção. A partir do campo dos Estudos Culturais, e através de recortes produzidos a partir da adoção de um tripé metodológico, composto por etnografia em tela, análise cultural e metodologia visual crítica, busca-se perceber e evidenciar o horror que se manifesta na heterogeneidade. O artigo evidencia a potencialidade das produções cinematográficas de horror em refletir acerca de questões incômodas e problemáticas contemporâneas. Em They/Them, a manifestação do horror prescinde da figura monstruosa em si, presente em muitas produções clássicas do gênero, apresentando-se através do discurso heteronormativo e de suas consequências para com os sujeitos que transgridem e subvertem as normas.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Lucas Bitencourt Fortes, Universidade Luterana do Brasil

Possui Graduação em História pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2018); Graduação em Administração pela Universidade do Norte do Paraná (2017); Graduação em Artes Visuais pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2020); Pós-graduação Lato Sensu em Orientação Educacional pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2019); Pós-graduação Lato Sensu em MBA em Coaching pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2019); Pós-Graduação Lato Sensu em Sociologia e Ensino de Sociologia pelo Centro Universitário Claretiano (2019) e Mestrado em Educação pela Universidade Luterana do Brasil (2023). Atualmente é Doutorando em Educação pela Universidade Luterana do Brasil.

Téléchargements

Publié-e

2024-01-25

Comment citer

Bitencourt Fortes, L. (2024). HORROR HETERONORMATIVO: REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE E PEDAGOGIAS DO HORROR NO FILME THEY/THEM (2022) DE JOHN LOGAN. Diversidade E Educação, 11(1), 547–578. https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15401

Numéro

Rubrique

Dossiê: Violências e resistências na saúde, educação e mídias