INCLUSÃO, CURRÍCULO E PLANEJAMENTO: INTERSECÇÕES COM A EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.14295/de.v10i1.14226

Résumé

As discussões na perspectiva da educação inclusiva intersecionando diálogo com o planejamento, currículo, diferenças e diversidade têm constituído pauta recorrente no contexto educacional. Nesta perspectiva, o artigo apresenta uma reflexão crítica sobre estes elementos, discutidos e sistematizados na disciplina de Currículo e elaboração de projetos para educação inclusiva, no programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva da Universidade do Estado de Santa Catarina, a partir do diálogo entre alguns referenciais teóricos com um curta-metragem que propõem refletir e dialogar com os elementos que fazem parte do cotidiano escolar. A reflexão sobre esta intersecção aponta para necessidade de repensar as práticas escolares, buscando dinamizar processos reflexivos sobre a prática pedagógica dos professores, bem como, a necessidade de repensar o planejamento e o currículo na perspectiva da educação inclusiva, reconhecendo neste contexto, que a proposição e organização de grupos de estudos se apresenta como uma possibilidade para qualificar estes processos.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Paulo Roberto Dalla valle, SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DE SANTA CATARINA

Master en éducation - PPGE / Unochapecó. Spécialiste de l'action interdisciplinaire et des paradigmes actuels de l'éducation en mettant l'accent sur l'éducation physique scolaire. Diplômé en éducation physique du Centre universitaire diocésain du sud-ouest du Paraná. Professeur à l'enseignement public de l'État de Santa Catarina, travaille actuellement à la coordination régionale de l'éducation de Seara. Possède une expérience dans le sport et l'éducation, avec un accent sur l'éducation, l'éducation spécialisée, travaillant principalement sur le sujet suivant : Éducation, éducation physique, contexte scolaire, formation continue, administration et gestion en éducation et sport, éducation spécialisée. Membre des Groupes de Recherche, d'Enseignement et de Formation des Enseignants (Unochapecó) et du Nucleus de Recherche en Pédagogie du Sport - NUPPE (UFSC)

Téléchargements

Publié-e

2024-01-25

Comment citer

Dalla valle, P. R. (2024). INCLUSÃO, CURRÍCULO E PLANEJAMENTO: INTERSECÇÕES COM A EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Diversidade E Educação, 10(1), 367–387. https://doi.org/10.14295/de.v10i1.14226