INCLUSÃO, CURRÍCULO E PLANEJAMENTO: INTERSECÇÕES COM A EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v10i1.14226

Abstract

As discussões na perspectiva da educação inclusiva intersecionando diálogo com o planejamento, currículo, diferenças e diversidade têm constituído pauta recorrente no contexto educacional. Nesta perspectiva, o artigo apresenta uma reflexão crítica sobre estes elementos, discutidos e sistematizados na disciplina de Currículo e elaboração de projetos para educação inclusiva, no programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva da Universidade do Estado de Santa Catarina, a partir do diálogo entre alguns referenciais teóricos com um curta-metragem que propõem refletir e dialogar com os elementos que fazem parte do cotidiano escolar. A reflexão sobre esta intersecção aponta para necessidade de repensar as práticas escolares, buscando dinamizar processos reflexivos sobre a prática pedagógica dos professores, bem como, a necessidade de repensar o planejamento e o currículo na perspectiva da educação inclusiva, reconhecendo neste contexto, que a proposição e organização de grupos de estudos se apresenta como uma possibilidade para qualificar estes processos.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Paulo Roberto Dalla valle, SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DE SANTA CATARINA

Master in Education - PPGE / Unochapecó. Specialist in Interdisciplinary Action and Current Education Paradigms with Emphasis on School Physical Education. Graduated in Physical Education from the Diocesan University Center of Southwest Paraná. Professor at the State Public Teaching of Santa Catarina, Currently works at the Regional Education Coordination of Seara. Has experience in Sports and Education, with an emphasis on Education, Special Education, working mainly on the following topic: Education, physical education, school context, continuing education, administration and management in education and sport, special education. Member of the Research, Teaching and Teacher Training Groups (Unochapecó) and the Sports Pedagogy Research Nucleus - NUPPE (UFSC)

Published

2024-01-25

How to Cite

Dalla valle, P. R. (2024). INCLUSÃO, CURRÍCULO E PLANEJAMENTO: INTERSECÇÕES COM A EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Diversidade E Educação, 10(1), 367–387. https://doi.org/10.14295/de.v10i1.14226