ENEGRECENDO - A POTENCIALIDADE DE IMAGENS NEGRAS POSITIVADAS NA SÉRIE SEX EDUCATION (2019)

Auteurs-es

  • Andrey Gabriel Souza da Cruz Universidade Estadual de Maringá
  • João Paulo Baliscei Universidade Estadual de Maringá

DOI :

https://doi.org/10.14295/de.v9i2.13555

Résumé

O objetivo é debater sobre representações de negritude na cultura visual contemporânea em articulação com espaços escolares. Para tanto, tomamos como referencial e objeto de análise as visualidades oportunizadas a partir do personagem Eric Effiong, da série Sex Education (2019), primeira temporada, produzida e distribuída pela plataforma de streaming Netflix. Apresentamos e contrapomos os estigmas que permeiam essa identidade racial e, por meio de Eric, analisamos a vivência do personagem em espaço escolar e a potencialidade de sua representação midiáticas em uma série popular entre jovens e adolescentes. No que tange à estrutura, inicialmente discutimos racialidade com estudos étnico-raciais, caminhando, após, para as formas de se ler imagens junto aos Estudos da Cultura Visual e com aporte metodológico do conjunto de procedimentos analíticos denominado PROVOQUE; para, por fim, discutir e apresentar uma cena da série, a qual, consideramos, expressa significativo apreço à negritude.

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Publié-e

2024-01-25

Comment citer

SOUZA DA CRUZ, Andrey Gabriel; BALISCEI, João Paulo. ENEGRECENDO - A POTENCIALIDADE DE IMAGENS NEGRAS POSITIVADAS NA SÉRIE SEX EDUCATION (2019). Diversidade e Educação, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 402–420, 2024. DOI: 10.14295/de.v9i2.13555. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/13555. Acesso em: 5 déc. 2025.

Numéro

Rubrique

Corpos em dissidência nos espaços educativos em tempos de discurso de ódio