A COR DA DIFERENÇA

TENSÕES E REFLEXÕES SOBRE AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS QUE EMERGEM DO FAZER ARTÍSTICO

Auteurs-es

  • Gislaine de Fátima Ferreira Silva Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF
  • Breno Alvarenga Almeida
  • Fabio Pinto Gonçalves dos Reis Universidade Federal de Lavras - Ufla
  • Cláudia Maria Ribeiro

DOI :

https://doi.org/10.14295/de.v9iEspecial.12674

Résumé

O presente texto, tecido a várias mãos, apresenta o diálogo entre duas pesquisas realizadas no programa de pós-graduação em educação da Universidade Federal de Lavras, no que tange as relações étnico-raciais e as experienciações artísticas. O lócus do vigente estudo transita entre turmas das séries iniciais do Ensino Fundamental e da Educação Infantil, situadas, respectivamente, no Campo das Vertentes e no Sul de Minas Gerais. Ambas investigações se pautaram nos referenciais teórico-metodológicos pós-estruturalistas e nos estudos foucaultianos para problematizar as relações de saber-poder que navegam nos engalfinhamentos, sendo enfrentamento, pulsando resistências. O material empírico foi produzido na realização de oficinas pedagógicas, previamente elaboradas, que borbulharam problematizações referentes a representatividade da negritude. Atravessados pelo teatro e pelas artes plásticas, encontramos nas expressões e falas das crianças a negação e/ou a marginalização das pessoas negras, o que nos inquietou e nos lançou a esse campo investigativo, visando problematizar as desigualdades de raça/etnia que reverberam no ambiente escolar.

 

PALAVRAS-CHAVE: Relações étnico-raciais. Identidade negra. Arte. Políticas das diferenças.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publié-e

2024-01-25

Comment citer

SILVA, Gislaine de Fátima Ferreira; ALVARENGA ALMEIDA, Breno; PINTO GONÇALVES DOS REIS, Fabio; MARIA RIBEIRO, Cláudia. A COR DA DIFERENÇA: TENSÕES E REFLEXÕES SOBRE AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS QUE EMERGEM DO FAZER ARTÍSTICO. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 9, n. Especial, p. 257–286, 2024. DOI: 10.14295/de.v9iEspecial.12674. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12674. Acesso em: 5 déc. 2025.