Entre discriminação explícita e velada: Experiências de alunas de física na educação superior

Autores/as

  • Érica Jaqueline Soares Pinto Universidade Federal de Paraíba, João Pessoa, Paraíba.
  • Valquíria Gila de Amorim Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Maria Eulina Pessoa de Carvalho Universidade Federal da Paraíba - UFPB.

Resumen

Apesar de serem maioria do alunado da educação superior, a presença de mulheres continua rara no curso de Física. Este artigo examina as experiências acadêmicas de alunas docurso de Física. Utilizou-se uma abordagem qualitativa através de entrevistas com duas graduandas, cinco graduadas e duas desistentes do curso de Física de uma instituição de ensino superior pública, no Nordeste do Brasil. A análise mostra uma cultura masculina com práticas preconceituosas e discriminatórias explícitas e implícitas nas relações entre colegas e professores. O clima frio revela um modelo de estudante de Física: extremamente estudioso e antissocial. Jovens mulheres, mesmo que apresentem bom desempenho acadêmico, são vistas com estranhamento, como incompatíveis com a dureza do curso ou como objetos sexuais. Algumas desistem e outras resistem; estas últimas, para serem aceitas e reconhecidas, sentem-se pressionadas a destacar-se mais do que os homens.

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Biografía del autor/a

Érica Jaqueline Soares Pinto, Universidade Federal de Paraíba, João Pessoa, Paraíba.

Doutoranda do PPG Educação pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Mestre em Educação pela UFPB. Graduada em Pedagogia pela UFPB

Valquíria Gila de Amorim, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Graduada em Pedagogia pela UFPB.

Maria Eulina Pessoa de Carvalho, Universidade Federal da Paraíba - UFPB.

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba. Mestre em Psicologia Educacional pela Universidade Estadual de Campinas e PhD em Currículo, Ensino e Política Educacional pela Michigan State University, USA. Pós-doutorado na Universidade de Valencia, Espanha. Professora titular da Universidade Federal da Paraíba. Bolsista de produtividade CNPq.

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Publicado

2017-03-07

Cómo citar

Pinto, Érica J. S., Amorim, V. G. de, & de Carvalho, M. E. P. (2017). Entre discriminação explícita e velada: Experiências de alunas de física na educação superior. Diversidade E Educação, 4(8), 13–32. Recuperado a partir de https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/6737