MASCULINIDADE TÓXICA EM CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES HOMENS DO ENSINO MÉDIO

UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.63595/dedu.v13i2.20069

Resumen

A legitimação da masculinidade tóxica causa efeitos destrutivos na sociedade, pois atua como instrumento de repressão voltado ao poder atribuído aos homens que ocupam uma posição hegemônica na hierarquia social de gênero. Objetiva-se analisar interações de estudantes autodeclarados homens, durante uma prática pedagógica sobre masculinidade tóxica, aplicada com turmas de segunda série do Ensino Médio de uma escola pública localizada na região Sul de Santa Catarina. A metodologia é a da pesquisa-ação. Empregaram-se lentes teóricas decoloniais, pós-coloniais, críticas, feministas e do Sul global para analisar respostas a uma atividade sobre sentimentos provocados por frases que retratam características da masculinidade tóxica, além de posicionamentos sobre a temática. Os participantes se opuseram ao conteúdo das frases, evidenciando discordâncias com esse modelo de masculinidade. Isso foi percebido de forma mais proeminente entre os sujeitos que representam marcadores não hegemônicos de identidade de gênero, orientação sexual e raça/cor.

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Biografía del autor/a

Eduardo dos Santos Henrique, Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)

Mestre em Educação e doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Sul de Santa Catarina. Professor de Língua Portuguesa e Inglês na Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina.

Gabriela da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestra em Educação pela Universidade do Sul de Santa Catarina. Professora orientadora de convivência na Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina. 

Publicado

2025-12-13

Cómo citar

HENRIQUE, Eduardo dos Santos; SILVA, Gabriela da. MASCULINIDADE TÓXICA EM CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES HOMENS DO ENSINO MÉDIO: UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA. Diversidad y Educatión, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 755–778, 2025. DOI: 10.63595/dedu.v13i2.20069. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/20069. Acesso em: 15 dic. 2025.

Número

Sección

Juventudes, Escolarização e Experiências Masculinas