MASCULINIDADE TÓXICA EM CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES HOMENS DO ENSINO MÉDIO
UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.63595/dedu.v13i2.20069Abstract
A legitimação da masculinidade tóxica causa efeitos destrutivos na sociedade, pois atua como instrumento de repressão voltado ao poder atribuído aos homens que ocupam uma posição hegemônica na hierarquia social de gênero. Objetiva-se analisar interações de estudantes autodeclarados homens, durante uma prática pedagógica sobre masculinidade tóxica, aplicada com turmas de segunda série do Ensino Médio de uma escola pública localizada na região Sul de Santa Catarina. A metodologia é a da pesquisa-ação. Empregaram-se lentes teóricas decoloniais, pós-coloniais, críticas, feministas e do Sul global para analisar respostas a uma atividade sobre sentimentos provocados por frases que retratam características da masculinidade tóxica, além de posicionamentos sobre a temática. Os participantes se opuseram ao conteúdo das frases, evidenciando discordâncias com esse modelo de masculinidade. Isso foi percebido de forma mais proeminente entre os sujeitos que representam marcadores não hegemônicos de identidade de gênero, orientação sexual e raça/cor.
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