MASCULINIDADES NOS ESPAÇOS EDUCACIONAIS E INTERVENÇÕES TRANSFORMADORAS PARA PREVENIR A VIOLÊNCIA DE GÊNERO: REVISÃO DE ESCOPO
DOI:
https://doi.org/10.63595/dedu.v13i2.19598Resumen
A violência baseada em gênero (VBG) afeta uma em cada três jovens no mundo, e normas de masculinidade hegemônica são vetor central desse fenômeno. Este estudo objetivou analisar características e desfechos de intervenções educacionais que problematizam masculinidades hegemônicas para prevenir VBG entre adolescentes.
Trata-se de uma revisão de escopo internacional conforme PRISMA-ScR; buscas nas bases PubMed, Scopus e Cochrane Library (2018-2023) identificaram 607 registros, dos quais oito cumpriram os critérios de inclusão. Os resultados evidenciaram que a maioria das intervenções relatou melhora nas atitudes de gênero e redução autodeclarada de comportamentos violentos. Programas escolares apontaram maior uso de contracepção segura e aumento da intenção de intervir como observador; iniciativas comunitárias mostraram diminuição da tolerância à violência e fortalecimento de habilidades de comunicação não violenta. Portanto, intervenções que associam reflexão crítica, participação de pares e adequação sociocultural demonstram potencial preventivo e merecem ampliação em contextos educacionais.
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