MASCULINIDADES NOS ESPAÇOS EDUCACIONAIS E INTERVENÇÕES TRANSFORMADORAS PARA PREVENIR A VIOLÊNCIA DE GÊNERO: REVISÃO DE ESCOPO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.63595/dedu.v13i2.19598

Resumo

A violência baseada em gênero (VBG) afeta uma em cada três jovens no mundo, e normas de masculinidade hegemônica são vetor central desse fenômeno. Este estudo objetivou analisar características e desfechos de intervenções educacionais que problematizam masculinidades hegemônicas para prevenir VBG entre adolescentes.
Trata-se de uma revisão de escopo internacional conforme PRISMA-ScR; buscas nas bases PubMed, Scopus e Cochrane Library (2018-2023) identificaram 607 registros, dos quais oito cumpriram os critérios de inclusão. Os resultados evidenciaram que a maioria das intervenções relatou melhora nas atitudes de gênero e redução autodeclarada de comportamentos violentos. Programas escolares apontaram maior uso de contracepção segura e aumento da intenção de intervir como observador; iniciativas comunitárias mostraram diminuição da tolerância à violência e fortalecimento de habilidades de comunicação não violenta. Portanto, intervenções que associam reflexão crítica, participação de pares e adequação sociocultural demonstram potencial preventivo e merecem ampliação em contextos educacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciene Rodrigues Barbosa, Universidade federal de São Paulo

Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Mestre em Enfermagem pela Universidade Guarulhos (UnG). Especialista em Enfermagem Obstétrica pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Especialização em Saúde Coletiva com Ênfase em Programa Estratégia da Família pela Faculdade Literatus. Possui vivencia prática como Enfermeira Assistência em Centro Obstétrica e maternidade, Supervisora e Coordenadora de Enfermagem. Na docência na Coordenadora do Curso de Enfermagem, Tutora EAD na UNIFESP. Coordenação da Maternidade em hospital privado em MG. Membro do Grupo de pesquisa Práticas e Educação Baseadas em Evidência (GEPEBE) e Acolhe-Onco da Escola Paulista de Enfermagem - UNIFESP. Produção científica com destaque nos seguintes temas: Competência Gerenciais, Estratégias de Ensino, Mapeamento Conceitual, Saúde da Mulher, Oncologia e Saúde Coletiva

Downloads

Publicado

13-12-2025

Como Citar

RODRIGUES BARBOSA, Luciene. MASCULINIDADES NOS ESPAÇOS EDUCACIONAIS E INTERVENÇÕES TRANSFORMADORAS PARA PREVENIR A VIOLÊNCIA DE GÊNERO: REVISÃO DE ESCOPO. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 1219–1235, 2025. DOI: 10.63595/dedu.v13i2.19598. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/19598. Acesso em: 15 dez. 2025.

Edição

Seção

Violências, Controle e Intervenções Educativas