EXPLORANDO FRONTEIRAS

UMA ANÁLISE DO ESTADO DA ARTE SOBRE EDUCAÇÃO SEXUAL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.63595/de.v13i1.18521

Resumen

Através da análise no campo da Educação Sexual e da proposta de pesquisa do Mestrado em Ensino da Univates emergiu este estado da arte. O objetivo foi verificar as produções acadêmicas sobre o tema entre 2018 e 2022. Foram selecionadas quatro dissertações, duas teses e seis artigos científicos através dos descritores “Educação Sexual”, “Ensino”, “Currículo” e “Práticas Pedagógicas”. A análise das pesquisas revelou que, frequentemente, a abordagem da Educação Sexual nas escolas é, predominantemente, com o discurso pautado no viés biológico, limitando-se a disciplinas como Ciências e Biologia e focando em tópicos como órgãos reprodutores, ISTs e métodos contraceptivos. Esse enfoque restrito sugere a necessidade de práticas mais amplas na Educação Sexual, envolvendo um currículo que contempla todos os temas essenciais, propostos pela Unesco (2014) para que as/xs/os estudantes possam se tornar críticas/xs/os e protagonistas no seu desenvolvimento pessoal e educacional, compreendendo a complexidade da realidade em que estão inseridas/xs/os.

PALAVRAS-CHAVE: Educação Sexual; Currículo; Discurso; Críticas/xs/os.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Uanderson da Silva Lima, Univates

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEnsino) da Universidade do Vale do Taquari (Univates); Professor efetivo na rede municipal de Lucas do Rio Verde, MT - Brasil.

Morgana Domênica Hattge, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS); Professora Adjunta da Universidade do Vale do Taquari (Univates) e docente permanente do PPGEnsino; Integrante do Grupo de Pesquisa Currículo, Espaço, Movimento (CEM/CNPq/Univates).

Publicado

2025-08-16

Cómo citar

DA SILVA LIMA, Uanderson; DOMÊNICA HATTGE, Morgana. EXPLORANDO FRONTEIRAS: UMA ANÁLISE DO ESTADO DA ARTE SOBRE EDUCAÇÃO SEXUAL. Diversidad y Educatión, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 1260–1280, 2025. DOI: 10.63595/de.v13i1.18521. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/18521. Acesso em: 5 dic. 2025.