EXPLORANDO FRONTEIRAS
UMA ANÁLISE DO ESTADO DA ARTE SOBRE EDUCAÇÃO SEXUAL
DOI:
https://doi.org/10.63595/de.v13i1.18521Abstract
Através da análise no campo da Educação Sexual e da proposta de pesquisa do Mestrado em Ensino da Univates emergiu este estado da arte. O objetivo foi verificar as produções acadêmicas sobre o tema entre 2018 e 2022. Foram selecionadas quatro dissertações, duas teses e seis artigos científicos através dos descritores “Educação Sexual”, “Ensino”, “Currículo” e “Práticas Pedagógicas”. A análise das pesquisas revelou que, frequentemente, a abordagem da Educação Sexual nas escolas é, predominantemente, com o discurso pautado no viés biológico, limitando-se a disciplinas como Ciências e Biologia e focando em tópicos como órgãos reprodutores, ISTs e métodos contraceptivos. Esse enfoque restrito sugere a necessidade de práticas mais amplas na Educação Sexual, envolvendo um currículo que contempla todos os temas essenciais, propostos pela Unesco (2014) para que as/xs/os estudantes possam se tornar críticas/xs/os e protagonistas no seu desenvolvimento pessoal e educacional, compreendendo a complexidade da realidade em que estão inseridas/xs/os.
PALAVRAS-CHAVE: Educação Sexual; Currículo; Discurso; Críticas/xs/os.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Diversidade e Educação

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Concedo a Revista Diversidade e Educação o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Diversidade e Educação acima explicitadas.




