A DESNATURALIZAÇÃO DA IDEIA DE TRANSIÇÃO: DIÁLOGOS ENTRE A PSICOLOGIA E A FILOSOFIA SOBRE A ADOLESCÊNCIA E GÊNERO

Autores

  • Diogo Fagundes Pereira Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v12i1.16847

Resumo

Esse dossiê objetivou apontar como a ideia de adolescência é resultado de uma construção social e cultural, e advertir sobre o perigo de uma obrigatoriedade de passagem para a vida adulta, que acometem todos os sujeitos pós infância. Paralelo a isso, esse texto buscou desnaturalizar a identificação de gênero, por revisão de literatura, pautado em obras do Philippe Àries e Neil Postman, “História social da criança e da família (1981) e o Desaparecimento da infância (1999), respectivamente” para pensar a ideia de adolescência, assim como com as obras de Judith Butler e Paul Preciado: “Desfazendo Gênero (2004) e Eu sou o monstro que vos fala (2022), respectivamente” para discutirmos a ideia de gênero. Buscando um diálogo que possa transgredir a hegemonia de gênero que oprimiu e segue oprimindo outras formas de ser e estar no mundo. Os resultados mostraram que a invenção de gênero oprime, patologiza e cria necessidades reparatórias de adequação e subalternidade, assim como a Psicologia ocupou muitas vezes o lugar de um etnocentrismo e que é necessária a construção de uma Psicologia transgressora, que coadune com os direitos humanos. 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diogo Fagundes Pereira, Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto

Psicólogo e Pedagogo, Especialista em Neuropsicologia, Especialista em Avaliação Psicológica pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) Mestre em Psicologia e Doutor em Educação. É Professor Adjunto no Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto (UNIFASE) no curso de Psicologia (Bacharelado e Licenciatura) e membro do Comitê de Ética e Pesquisa (CEP) da mesma instituição. É membro associado da Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP) e Membro da Comissão Especial em Avaliação Psicológica do CRP-RJ. É autor do livro " Decolonialidade e Avaliação Psicológica (2022)" Foi Coordenador Adjunto da Pós-Graduação em Avaliação Psicológica da Universidade Católica de Petrópolis (UCP), onde atuou também como docente na Pós-Graduação. Atuou por 14 anos no mercado financeiro, com desenvolvimento de liderança organizacional, planejamento estratégico, treinamento e gestão de pessoas, gestão de produtos e serviços. Tem experiência em docência no ensino superior e também com formação de professores, atuando também na área de psicologia clínica, avaliação psicológica e em organizações (com processos seletivos e consultorias). Desenvolve pesquisas na área de psicologia , com interesse em Avaliação Psicológica, Saúde Mental, Formação, Práticas Educativas e Estudos decoloniais. E-mail de contato: diogofagundes.psi@gmail.com

Downloads

Publicado

12-08-2024

Como Citar

FAGUNDES PEREIRA, Diogo. A DESNATURALIZAÇÃO DA IDEIA DE TRANSIÇÃO: DIÁLOGOS ENTRE A PSICOLOGIA E A FILOSOFIA SOBRE A ADOLESCÊNCIA E GÊNERO. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 462–477, 2024. DOI: 10.14295/de.v12i1.16847. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/16847. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Dossiê: Juventudes Contemporâneas – articulações com os Estudos Culturais, Gêner